Jacqueline Silva

Jacqueline Silva

Meio ambiente e sustentabilidade

Perfil: Bióloga, Mestre em Gerenciamento Costeiro e Doutora em Oceanografia, é coordenadora geral dos cursos de graduação da Unidade Acadêmica de Serra Talhada da UFRPE e coordenadora do Museu de Oceanográfico do Sertão.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Construções sustentáveis

Jacqueline Silva-Cavalcanti, | qua, 19/09/2012 - 00:04
Compartilhar:

Nos últimos anos, muito se fala em sustentabilidade e novas tecnologias estão sendo geradas em todos os campos para tentar otimizar o uso dos recursos naturais. O desenvolvimento de tecnologias também vem se consolidando na indústria da construção civil.

Vários modelos de casa sustentáveis têm sido desenvolvidos em todo o mundo, e cada vez mais casas se adéquam a padrões ecológicos de construção.  Uma Construção é considerada como sustentável ou denominada de construção sustentável quando um conjunto de práticas é adotado antes, durante e após os trabalhos de construção civil com o intuito de obter uma edificação que não agrida o meio ambiente, obtendo, como resultado principal, conforto térmico sem a necessidade de consumo de energia, por exemplo.

Além disso, estes tipos de construção têm como objetivo primordial proporcionar a melhoria na qualidade de vida dos seus moradores através de materiais e técnicas que garantam uma maior eficiência energética. Alguns exemplos de medidas que deixam a casa mais verde são sistemas de energia solar e eólica para abastecimento energético, telhado verde, cisterna, emprego de ecomateriais, reuso de materiais provindos de demolições, equipamentos e peças construtivas que visam o consumo reduzido de energia e água, como soluções tecnológicas e inteligentes para promover o bom emprego e a economia de recursos finitos.

A ideia da construção sustentável está bem representada em países como Estados Unidos, Japão e os da Comunidade Europeia. Para aumentar o número de adeptos a ideia, esses países criaram incentivos para os empresários ou pessoas comuns que optem por construções ecologicamente corretas, principalmente no campo da redução do consumo de energia. Nos Estados Unidos já existem padrões reconhecidos internacionalmente como a “LEED” (Leadership in Energy and Environmental Design), a “Green Build Initiative” e o “Archicteture 2030” cada um com seus próprios padrões de construções sustentáveis.

No Brasil o Instituto para o Desenvolvimento da Habitação Ecológica (IDHEA) provê soluções para construções sustentáveis através de incentivos fiscais para as construções que utilizem práticas para reduzir o impacto ambiental.

Dentro desta proposta, o Sindicato da Indústria de Construção Civil no Estado de Pernambuco (Sinduscon/PE) promove, entre os dias 19 e 21 de setembro, o V Seminário Pernambucano de Construção Sustentável, em conjunto com a Revista Construir Nordeste e a Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos do Estado de Pernambuco. A quinta edição do fórum tem como principal objetivo conscientizar a cadeia produtiva da construção civil para as vantagens da utilização de materiais de menor impacto ambiental, bem como medidas e soluções de reaproveitamento de resíduos e gestão dos recursos usados nas obras e as certificações energéticas. Na programação, será abordado o tema das cidades sustentáveis, além de serem discutidas soluções para que o Recife alcance esse patamar. Mais informações estão disponíveis no site http:www1.sindusconpe.com.br .

 

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando