Gustavo Krause

Gustavo Krause

Livre Pensar

Perfil: Professor Titular da Cadeira de Legislação Tributaria, é ex-ministro de Estado do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Amazônia Legal, no Governo Fernando Henrique, e da fazenda no Governo Itamar Franco, além de já ter ocupado diversos cargos públicos em Pernambuco, onde já foi prefeito da Capital e Governador do Estado.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Alô, Montesquieu?

Gustavo Krause, | seg, 29/04/2013 - 08:30
Compartilhar:

- Sim, com quem falo? – Barão, aqui quem fala é Sabino, repórter político do jornal Papangu de Brasília, a capital do Brasil.

– Papa o quê? – Papangu – e em tom didático, o entrevistador explicou – é uma homenagem a um personagem do carnaval de Pernambuco e uma alusão a muitos habitantes da Praça dos Três Poderes que adoram “papar”’. – Oh! – o Barão gentilmente fez de conta que entendeu –  oui, oui, desculpe, sim, sim, e daqui do céu em que lhe posso ser útil? Por favor, dispense o barão. Pode me tratar por Montesquieu ou Charles, meu nome de batismo.

Sabino, sabido, jornalista rodado e profundo conhecedor dos meandros do poder, ficou muito contente. Fez várias tentativas para entrar em contato com o autor do clássico “Espírito das leis” pelo celular, mas a ligação não completava e a internet estava com uma lentidão irritante. Sem perder tempo, entrou direto no assunto. - Montesquieu, o assunto do momento na política brasileira é a PEC 33/2011 de autoria do deputado Nazareno Fonteles (PT-PI) que bate de frente com o Supremo Tribunal Federal e propõe alterar o quorum mínimo de votos para declaração de inconstitucionalidade de leis; condicionar o efeito vinculante de súmulas aprovadas pelo Supremo Tribunal Federal à aprovação pelo Poder Legislativo e submeter ao Congresso Nacional a decisão sobre a inconstitucionalidade de Emendas à Constituição. Como o senhor vê esta iniciativa frente à sua atualíssima teoria da separação/tripartição dos poderes? 

Fez-se um silêncio ensurdecedor, entrecortado por palavras de espanto, incredulidade e indignação. – Como? Não acredito! O projeto é uma profanação à teoria da separação dos poderes incorporada às constituições democráticas exatamente para que os poderes sirvam de freios e contrapesos recíprocos; funcionem de forma autônoma, independente e harmônica; evitem abusos e usurpações que alimentam a tirania. Ora, os juízes são a boca da lei.

Sabino aproveitou a deixa e cutucou o grande pensador: - Montesquieu os dois poderes vivem às turras. Agora mesmo um Ministro do Supremo concedeu liminar suspendendo a tramitação de projeto de lei que dificulta a criação de novos partidos. Enquanto isso o Executivo, soberano, com uma base de apoio enorme e cada vez mais forte, assiste de camarote a encrenca com olho nas eleições presidenciais de 2014.

- Meu Deus – exclamou o barão – então, está pior do que imaginei! O mensalôn – disse, traído pelo sotaque – tinha que dá nesta chafurdação. Estou desolado. Tudo que escrevi foi pensando no governo das leis comandando o impulso dos homens do poder; tudo que escrevi teve inspiração no grego Aristóteles, no Inglês Locke, a chancela de um Kant para quem as funções de Estado são “dignidades políticas” e o fiz para dar forma ao governo limitado e proteger as liberdades individuais conquistadas a ferro e fogo; minha convicção – já com a voz embargada pela emoção – revelava a crença de que a Monarquia tinha por base a honra, o Despotismo, o medo e a República, a virtude. Uma vez perdida a dignidade política, as sociedades perdem o rumo – concluiu dando mostra de certo cansaço.

Retomou o fôlego e foi mais adiante. - O pior, meu caro Sabino, é a agressão que as instituições vêm sofrendo no continente sul-americano sob o disfarce da democracia representativa. O desequilíbrio e o embate entre poderes estão associados às reiteradas tentativas de amordaçar a imprensa e esterilizar a participação política da cidadania. Por aqui, resta rezar e rezar muito pelo futuro de vocês.

- Barão, muito obrigado pela atenção e – neste momento de cortês despedida, Sabino foi interrompido por Montesquieu. – Desculpe, monsieur, mas tenho uma informação que certamente vai lhe interessar. Quem anda por aqui é o Chávez. Dei de cara com ele e, como era esperado, não me cumprimentou. Fiquei intrigado. Chávez, no céu? Pois bem, a ONG “Quem dá aos pobres, empresta a Deus” teve êxito no lobby e conseguiu uma audiência com o Criador. O pleito é livrar o Hugo das labaredas do inferno. Estão confiantes. Um abraço.

- Sim, antes que esqueça: Sabino, De Gaulle não é o autor da frase “O Brasil não é um país sério”. Au revoir!

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando