Gustavo Krause

Gustavo Krause

Livre Pensar

Perfil: Professor Titular da Cadeira de Legislação Tributaria, é ex-ministro de Estado do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Amazônia Legal, no Governo Fernando Henrique, e da fazenda no Governo Itamar Franco, além de já ter ocupado diversos cargos públicos em Pernambuco, onde já foi prefeito da Capital e Governador do Estado.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Um Belodrama

Gustavo Krause, | qui, 18/04/2013 - 13:46
Compartilhar:

Não é erro de digitação: é a junção de duas palavras que, sem a pretensão de gerar neologismo, tem o propósito de fazer o contraponto com o melodrama. 

Falar em contraponto importa admitir o significado negativo de uma proposta estética à manifestação artística – o melodrama – que foge, inclusive, à origem etimológica grega da palavra que é a junção de música somada à ação dramática.

No intuito de sensibilizar plateias cada vez mais numerosas, o melodramático assumiu um estilo da mensagem hiperbólica, interpretações exageradas e produção de efeitos grandiloquentes cujo apelo tocasse nas profundezas do sentimentalismo das massas. Assim foi no teatro, na ópera, nos folhetins novelescos, no circo (a figura do palhaço é um exemplo) e no cinema.

Muitas vezes, é tênue o limite entre o melodrama e o que chamo de belodrama, um recurso arbitrário de preferência e sensibilidade pessoal que utilizei para etiquetar o filme “Seis sessões”.

Para mim, ir ao cinema já é uma fonte de emoções nostálgicas. A propósito, revivo, entre gratas lembranças, o desenho urbano do Recife que possibilitava, no exercício da cultura de vizinhança horizontal, solidária e fraterna, o espaço de convivência dos cinemas de bairros.

Dependendo do filme, floridas emoções vicejam na pele já sem a fertilidade de outros tempos. À extensa lista de filmes que estão gravados na minha lembrança, não tenho dúvida em incluir mais um: “Seis sessões”.

Embora a produção cinematográfica seja um todo complexo que envolve técnica, fotografia, trilha musical, figurino, maquiagem compondo a sétima arte, dois elementos constitutivos da criação artística, em especial, mexem comigo: o tema-enredo e o desempenho dos atores quando o refinamento da sutileza e a ternura da delicadeza fazem, de um modo geral, a diferença dos gestos e dos atributos humanos.

Em “Seis sessões”, o enredo é baseado na história do jornalista Mark O’Brien, (John Hawkes) a partir do artigo que escreveu para o The Sun. Vítima de poliomielite, Mark, desde os oito anos, ficou paralisado da cabeça para baixo, sobrevivendo com a ajuda de um pulmão de aço. Aos trinta e oito anos, Mark, poeta e jornalista, que escrevia com a boca amparada pela moderna tecnologia digital, resolveu experimentar o prazer sexual, libertando-se da pena capital de uma existência virgem.

A partir de então, Mark recorreu (com perdão dos profissionais da área) uma terapeuta sexual, Cheryl (Helen Hunt), não sem antes buscar no padre Brendan (William Macy) o suporte moral, filosófico, teológico, ou qualquer outro nome que se queira dar, para adotar uma decisão que confrontaria o destino incapacitante, quem sabe, por força de uma Vontade Superior.

Com efeito, os ingredientes do filme a serem explorados estavam postos: a deficiência adquirida, o desejo da sexualidade aflorada, o conflito entre o pecado da luxúria e a virtude castidade, as cenas que poderiam cair na vala da banalidade do amor impossível ou no fecundo terreno do generoso afeto.

O padre caminha pelo equilíbrio, iluminado pelo bom senso; o notável desempenho da terapeuta manifesta sua grandeza ao definir o seu papel com firme objetividade, aparentemente fronteiriço ao de uma prostituta e, na última das seis sessões, ela e o paciente chegam ao orgasmo simultâneo, previamente combinado, com cenas que inspiram na plateia o sentimento de respeito ao que tradicionalmente é guardado pelo segredo de quatro paredes. Cheryl, judia convertida, profissional exemplar, chega a amolecer o coração; resiste e segue sua vida ajudando pacientes a atravessar as fronteiras do impossível.

Mark fala mais com os olhos do que com a boca. E o olhar diz tudo quando segreda a enfermeira que cuidou dele num grave incidente com o respirador artificial: “não sou virgem”. Uma sutil proposta. Com ela vive até aos quarenta e oito anos. A narrativa do filme é simples, atraente e pedagógica. Como síntese da admirável combinação entre sutileza, delicadeza e leveza dos diálogos merece destaque a frase de Mark O’Brien: “Acredito num Deus com senso de humor. Para mim seria intolerável que não se pudesse clamar por isto”.

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando