Magno Martins

Magno Martins

Política Diária

Perfil:Graduado em Jornalismo pela Unicap e com pós-graduação em Ciências Políticas, possui 30 anos de carreira e já atuou em veículos como O Globo, Correio Braziliense, Jornal de Brasília, Diário de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Foi secretário de Imprensa de Pernambuco e presidiu o comitê de Imprensa da Câmara dos Deputados. É fundador e diretor-presidente do Blog do Magno e do Programa Frente a Frente.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

A versão do Governo

Magno Martins, | seg, 22/07/2013 - 00:44
Compartilhar:

Diante da ampla repercussão da reportagem publicada, ontem, na Folha de São Paulo, apontando uma ação da Polícia Federal sobre eventuais irregularidades num contrato do Governo de Pernambuco com a empresa Ideia Digital, o secretário estadual de Imprensa, Evaldo Costa, enviou uma ampla nota à Imprensa.

Esclarece que em março de 2012, diante da veiculação de denúncias de supostas irregularidades em um contrato da Ideia Digital, o Governo do Estado determinou à Controladoria Geral do Estado (CGE) a abertura de processo de auditoria, que deverá ser concluído nos próximos dias, após análise de esclarecimentos prestados pelos gestores do contrato.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE), segundo a nota, também iniciou auditoria sobre o mencionado contrato. Adianta que enquanto aguardava o posicionamento final dos órgãos de controle, a Secretaria de Educação (SEE) suspendeu pagamentos pendentes por equipamentos já entregues e serviços já prestados pela empresa, da ordem de R$ 18 milhões, garantindo a preservação do interesse público, inclusive no tocante à compensação de eventual prejuízo ao estado causado por ação ou omissão dos participantes do processo.

“A CGE – acrescenta a nota - também ficou no aguardo do relatório final do inquérito policial noticiado pela imprensa, o qual, pelo que se verificou agora, não trouxe nenhum fato novo assim como não apontou objetivamente nenhum questionamento em relação ao contrato mantido pela Secretaria de Educação de Pernambuco”.

O contrato com a Ideia Digital, conforme esclarece o Governo, destina-se à aquisição de equipamentos e contratação de serviços para implantação do Projeto Gestor Móvel. “No momento da suspensão do contrato, o processo estava implantado em 392 das 1.089 escolas da Rede Estadual, operando segundo os parâmetros técnicos exigidos e de acordo com certificação da área especializada da SEE”, relata Evaldo.

RENOVAÇÃO – As manifestações de rua podem provocar um grande fenômeno em 2014: a renovação na Câmara dos Deputados num percentual acima da margem histórica de 50%. Avaliam especialistas do meio e os próprios políticos mais experientes que o momento nunca foi tão propício para novatos entrarem na política. Já tem gente até ensaiando o discurso que é mais ou menos assim: “Nunca fui político. Não sou dessa turma, vim para consertar”.

Rejeição nas estrelas – No Pajeú, a renovação atingiu vários municípios, mas em Tabira e São José do Egito os prefeitos Sebastião Dias (PTB) e Romério Guimarães (PT), respectivamente, já aparecem em pesquisas com altos índices de rejeição. Não passaram no teste nos seis primeiros meses de gestão.

Professores em greve– Em Serra Talhada, os professores da rede municipal fazem, hoje, a primeira paralisação na gesta do prefeito Luciano Duque (PT). A categoria reclama que o petista descumpriu um acordo previamente fechado. A paralisação é de advertência, mas pode ocorrer por tempo indeterminado se não houver abertura para negociação.

Adesão a programa– O presidente da Amupe, José Patriota, prefeito de Afogados da Ingazeira, espera a adesão, hoje, de uma penca de gestores ao programa “Mais médicos”. A partir das nove horas, na sede da entidade, Mozart Sales, do Ministério da Saúde, faz uma palestra para um grupo de prefeitos com o intuito de tirar as dúvidas em relação ao plano de adesão.

Língua do povo– O Papa Francisco, que chega hoje ao Brasil, mencionará as recentes mobilizações em suas homilias no Rio. Dirá que este clamor, que tomou às ruas do País, é expressão da política com P maiúsculo. O Papa, aliás, é favorável ao diálogo da religião com a política. Durante a visita do Papa haverá novas manifestações no Rio.

CURTAS

AFASTAMENTO– Em assembleia convocada para hoje, os professores de Chã Grande discutem o afastamento da presidente do Sindicato, professora Josélia, que se atrelou à gestão do atual prefeito através do filho, advogado da Prefeitura. Na condição de vereador seu esposo também integra a base do prefeito na Câmara.

VIOLÊNCIA– Taquaritinga do Norte está apavorada com o recrudescimento da violência. Num encontro com o comando do 24º Batalhão da PM, em Santa Cruz do Capibaribe, vereadores levaram o clamor da população, mas não acreditam em ações que venham do seu comando. “O Batalhão não tem a menor estrutura”, constata o vereador Jânio Arruda (PSD).

Perguntar não ofende: As manifestações no Rio vão ofuscar a visita do Papa ao Brasil? 

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando