Luiz Mendes

Luiz Mendes

Deixa que eu chuto

Perfil: Graduado em Jornalismo pela Faculdade Maurício de Nassau. Começou a carreira trabalhando em rádio e atualmente é editor de esportes do LeiaJá

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

A voz do torcedor

por Luiz Mendes | seg, 06/01/2014 - 10:10
Compartilhar:

Com a morte de Mané Queiroz no último final de semana foi junto no caixão um pouco da voz da torcida pernambucana. O radialista era um dos poucos que ainda abria espaço para que ouvintes entrassem ao vivo, por telefone, para criticar, comentar, elogiar, opinar sobre qualquer coisa referente ao seu time, à imprensa, aos dirigentes e até assuntos que não tinham nada a ver com o futebol.

Lembro que no final do ano passado um tricolor do município do Cabo de Santo Agostinho entrou no ar para falar com Mané e depois de tratar sobre as alegrias que o Santa Cruz tinha lhe dado durante o ano de 2013, ele relatou que era casado com a prima da ex-mulher do Radialista. O tema futebol foi jogado para longe como uma bola chutada de bico por um zagueiro em final de campeonato. Durante dez minutos assuntos e lembranças familiares foram compartilhadas com os milhares de ouvintes naquela noite de domingo.

Em tempos de internet, o espaço do torcedor fica “limitado” a comentar matérias em sites ou ter sua opinião lida durantes transmissões e programas através de murais ou rede sociais. Algumas poucas rádios na AM ainda abrem espaço para o torcedor falar. Em FM, Mané Queiroz era o único a fazer isso em Pernambuco.

Os apaixonados por rádio e futebol querem falar e dividir o espaço na dial. Querem fazer parte da comunicação e não apenas meros receptores de mensagens. O veículo com a maior aproximação com os torcedores dentro de um estádio vai cada vez mais fechando o espaço para quem realmente é feito o esporte.

3 dentro

- Futebol de Areia. Após três finais de semana seguidos com competições na arena instalada na praia do Pina, o esporte parece ter caído no gosto do pernambucano. Sempre com arquibancada cheias, os torneios reuniram seleções de todo o mundo, além dos principais clubes da cidade.

- Atlético-MG. O campeão da Copa Libertadores de 2013 foi considerado o melhor time das Américas no ano passado. O resultado veio de um estudo feito pela Pluri Consultoria. Além do título da Libertadores, a oitava colocação no Brasileiro e o terceiro lugar no mundial foram considerados pelo relatório.

- Santa e Sport. Rubro-negros e Tricolores começaram bem na Copa São Paulo de Futebol Júnior. O Sport aplicou um 5x1 contra o Rio Branco-SP, enquanto o Santa venceu o Goiás, atual vice-campeão do torneio, por 1x0.

3 fora

- Náutico e Porto. Os outros dois representante de Pernambuco na Copinha decepcionaram na estreia. Os alvirrubros perderam por 1x0 para o Paulista-SP. O time do interior pernambucano foi derrotado por 2x0 para os gaúchos do Juventude-RS.

- Joseph Blatter. O presidente do Fifa sempre pregou otimismo em relação a Copa no Brasil. Em entrevista a imprensa suíça, Blatter disse que o país demorou muito para iniciar as obras para o mundial. As possíveis manifestações durante o torneio também foi comentado por ele.

 - Manaus. O governo do Amazonas informou que não terá nenhum esquema de segurança especial para os hooligans ingleses. A seleção da Inglaterra enfrentará a Itália na capital amazonense ainda na primeira fase da competição.

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando