Luiz Mendes

Luiz Mendes

Deixa que eu chuto

Perfil: Graduado em Jornalismo pela Faculdade Maurício de Nassau. Começou a carreira trabalhando em rádio e atualmente é editor de esportes do LeiaJá

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Era pra falar de futebol

Luiz Mendes, | sex, 07/03/2014 - 09:02 | Atualizada em: sex, 07/03/2014 - 10:36
Compartilhar:

Este espaço estava reservado para falar do Clássico das Multidões de ontem. Da vitória massacrante do Sport sob o Santa Cruz. Das várias qualidades rubro-negras e dos inúmeros defeitos do time do Arruda. Mas diante do que vi nas ruas antes e depois da partida, o que aconteceu dentro de campo fica de lado.

Toda a selvageria ocorrida na Conde da Boa Vista, Agamenom Magalhães e Cais de Santa Rita nada tinha a ver com futebol. Qualquer que fosse o resultado, as cenas seriam as mesmas.

E quem dirá que não sabia que isso iria acontecer? Por mais que se debata, se apresentem propostas, nada muda. Acabar com as torcidas organizadas? Essas já acabaram. Já se foi o tempo que uma família, vizinhos ou um grupo de amigos se organizavam para ir juntos para um jogo. 

O que temos hoje são pessoas que vão para estádios e não gostam de futebol, muito menos do time que dizem defender. Eles gostam de se promover, berrar que são os mais fortes, que o seu bonde é mais violento do que o outro e as músicas que cantam não exaltam os jogadores. Anunciam a guerra.

A população não pode sair de casa em dias de jogos. Pegar um simples ônibus é impossível. A cidade fica nas mãos dos arruaceiros que promovem badernas ao lado do estádio até os lugares mais distantes.

Como em outras áreas, o que fomenta os brigões é a impunidade. Prender e condenar os que causam confusão é uma parte, mas ainda não resolvem. Os clubes e dirigentes que financiam, promovem e apoiam torcedores violentos precisam ser punidos. Mandos de campo devem ser perdidos, jogos devem ter os portões fechados. Se eles usam o clube e futebol como pretexto para as práticas violentas, que os times paguem por isso. Na Inglaterra foi assim. Seleção e clubes foram prejudicados pela ação dos hooligans perdendo o direito de participar de competições. Enquanto isso não ocorrer aqui, continuaremos a ver cenas como as de ontem.

3 dentro

- Neto Baiano. Ontem não balançou as redes, mas foi essencial para os três gols do Sport. É o principal jogador do time e se não houver uma marcação especial em cima dele, desequilibra o jogo.

- Felipe Azevedo. Se tinha alguém querendo e precisando fazer uma grande atuação em um clássico era ele. Com dois golaços, o até então criticado atacante saiu ovacionado pela torcida no segundo tempo.

- Eduardo Baptista. Armou o time para aniquilar o Santa Cruz. Mesmo se o adversário tivesse entrado em campo menos sonolento, a postura rubro-negra seria a mesma e a vitória se daria da mesma forma. Talvez não com tanta facilidade.

3 fora

- Vica. Se fosse boxe ao invés de futebol, o treinador do Santa Cruz teria jogado a toalha nos minutos iniciais do primeiro round. Sua equipe foi a imagem e semelhança de como estava o técnico ontem. Apático, irreconhecível e sem poder de reação.

- Raul e Carlos Alberto. Alguém esqueceu de avisar aos dois que ontem tinha jogo. E era um clássico. Lentos e sonolentos, os dois meias tricolores são os principais responsáveis pela preguiça do time. Jéferson Maranhão e Renatinho precisam ser titulares neste time. E Natan tem que voltar logo.

- Diretoria tricolor. No começo do ano parecia ter feito poucas e boas contratações. Não foram. Os que chegaram não corresponderam à expectativa da torcida. E os remanescentes estão acomodados. É preciso uma atitude dos dirigentes para mexer com o elenco coral.

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando