No universo da mídia existe algo que causa polêmica e gera debates acalorados... falamos sobre os "spoilers". Mas o que são spoilers? O termo vem do verbo inglês "to spoil" que significa "estragar", e o spoiler é a pessoa ou o conteúdo (texto, foto, vídeo) que estraga algo. O spoiler é, então, estragar a surpresa de algo, adiantar o clímax da trama, contar o segredo, etc.
Essa definição já explica um dos lados da polêmica: quem acha que saber o desfecho ou o segredo da história estraga, tira a sua razão de ser, lhes causa decepção, aborrecimento e até comportamentos violentos. Segunda uma regra simples do "comportamento do consumidor", a decepção é quando uma expectativa não atinge satisfação, ou seja: essas pessoas se aborrecem e compram briga com as pessoas que contam esses segredos porque esperavam ser surpreendidas e o pico emocional é a sensação que eles desejam experimentar.
Por outro lado, há expectadores que gostam dos spoilers, procuram por eles e não assistem filmes ou séries (às vezes nem jogos ou livros) sem antes descobrir seu final. Essas pessoas alegam, muitas vezes, que não lidam bem com surpresas, ou que a tensão do clímax (e sua queda) é desagradável. Segundo as teorias da comunicação, esses indivíduos buscam no produto midiático acompanhar uma história, vivenciar uma realidade que não seja a sua e se interessam muito mais pelos conteúdos (visões de mundo, universos fantásticos, grandes histórias de famílias ou biográficas...) do que pelas cargas emocionais extremas.
Mas afinal de contas, o spoiler é uma coisa boa ou uma coisa ruim? A resposta vai de cada um, mas um grande movimento de pessoas tem se organizado CONTRA os spoilers, haja vista as manifestações recentes de repúdio sobre o segundo episódio da quarta temporada de Game of Thrones, hit series e fenômeno mundial da HBO. Essa foto, por si só, já foi suficiente para os fãs saberem o que aconteceria como ponto alto do episódio:
Mas sem desprezar as aplicações positivas, os spoilers se tornaram uma categoria na produção de conteúdo que atende seu público e é muito praticado por canais oficiais, por exemplo a página desse mesmo seriado, gerida pela própria HBO. Seus spoilers são identificados como tal e servem como material extra, aprofundando a relação dos expectadores com a marca e com o produto (uma boa ferramenta de Marketing).
Enfim: não existe certo nem errado na produção e consumo de spoilers, depende apenas do que cada um espera com o que assiste. Eu sigo sem spoilers, muito obrigado!
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