Diego Rocha

Diego Rocha

Cultura Nerd

Perfil: Publicitário de formação, mestre em Design, entusiasta da Estética. Professor universitário, fashion-geek, zen-gamer e aficcionado por séries de tv, quadrinhos e cinema de ficção.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Spoiler Alert

Diego Rocha, | ter, 27/05/2014 - 12:16
Compartilhar:

No universo da mídia existe algo que causa polêmica e gera debates acalorados... falamos sobre os "spoilers". Mas o que são spoilers? O termo vem do verbo inglês "to spoil" que significa "estragar", e o spoiler é a pessoa ou o conteúdo (texto, foto, vídeo) que estraga algo.  O spoiler é, então, estragar a surpresa de algo, adiantar o clímax da trama, contar o segredo, etc.

Essa definição já explica um dos lados da polêmica: quem acha que saber o desfecho ou o segredo da história estraga, tira a sua razão de ser, lhes causa decepção, aborrecimento e até comportamentos violentos. Segunda uma regra simples do "comportamento do consumidor", a decepção é quando uma expectativa não atinge satisfação, ou seja: essas pessoas se aborrecem e compram briga com as pessoas que contam esses segredos porque esperavam ser surpreendidas e o pico emocional é a sensação que eles desejam experimentar.

Por outro lado, há expectadores que gostam dos spoilers, procuram por eles e não assistem filmes ou séries (às vezes nem jogos ou livros) sem antes descobrir seu final. Essas pessoas alegam, muitas vezes, que não lidam bem com surpresas, ou que a tensão do clímax (e sua queda) é desagradável. Segundo as teorias da comunicação, esses indivíduos buscam no produto midiático acompanhar uma história, vivenciar uma realidade que não seja a sua e se interessam muito mais pelos conteúdos (visões de mundo, universos fantásticos, grandes histórias de famílias ou biográficas...) do que pelas cargas emocionais extremas.

Mas afinal de contas, o spoiler é uma coisa boa ou uma coisa ruim? A resposta vai de cada um, mas um grande movimento de pessoas tem se organizado CONTRA os spoilers, haja vista as manifestações recentes de repúdio sobre o segundo episódio da quarta temporada de Game of Thrones, hit series e fenômeno mundial da HBO. Essa foto, por si só, já foi suficiente para os fãs saberem o que aconteceria como ponto alto do episódio:

Mas sem desprezar as aplicações positivas, os spoilers se tornaram uma categoria na produção de conteúdo que atende seu público e é muito praticado por canais oficiais, por exemplo a página desse mesmo seriado, gerida pela própria HBO. Seus spoilers são identificados como tal e servem como material extra, aprofundando a relação dos expectadores com a marca e com o produto (uma boa ferramenta de Marketing).

Enfim: não existe certo nem errado na produção e consumo de spoilers, depende apenas do que cada um espera com o que assiste. Eu sigo sem spoilers, muito obrigado!

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando