Nas eleições de 2000, a então prefeita de Olinda disputava a reeleição quando foi surpreendida pela candidatura de Luciana Santos pelo PCdoB, que acabou vencendo a eleição e dando uma nova sistemática na política em Olinda. Foi uma eleição histórica que trouxe desdobramentos para a Marim dos Caetés.
Luciana fez uma gestão popular e foi pouco a pouco ganhando a simpatia da população no município, que é uma cidade com baixa receita e problemas demais para administrar. Nas eleições de 2004 Luciana conseguiu mais um mandato e possibilitou ao PCdoB mais quatro anos de gestão.
Uma parceria política entre Luciana e o então deputado federal Renildo Calheiros possibilitou a atração de uma série de recursos federais para o município. O êxito foi tão grande que Renildo acabou sendo alçado à condição de candidato do PCdoB a prefeito de Olinda em 2008. O projeto, bem-avaliado pela população, foi novamente vencedor e Renildo assumiu o cargo em janeiro de 2009.
Como todos sabem, ser executivo não é o perfil de Renildo Calheiros, que é afeito a articulações no Congresso Nacional, cujo irmão Renan, é presidente do Senado. A família Calheiros é completamente adepta dos bastidores de Brasília. E assumir uma prefeitura pobre como Olinda, provavelmente nunca foi o sonho de Renildo.
Mesmo não gostando de ser prefeito, Renildo foi para uma missão, em nome do projeto do PCdoB nacional, cuja maior prefeitura é Olinda. Nas eleições de 2012, mesmo não fazendo uma gestão aceitável, acabou vencendo a disputa contra Izabel Urquiza. A vitória pôde ser creditada na conta do então governador Eduardo Campos, que na época chamou o feito a ordem e possibilitou mais quatro anos pra Renildo, permitindo ao PCdoB dezesseis anos de gestão.
Mas tudo na vida é um ciclo, onde tem começo, meio e fim. E ao que parece a estada do PCdoB na prefeitura de Olinda está com os dias contados para terminar. Existem pelo menos quatro candidatos competitivos almejando o cargo, como os deputados Ricardo Costa e Teresa Leitão, a própria Izabel Urquiza e o advogado Antônio Campos, que almeja ser candidato pelo PSB com apoio significativo da Frente Popular.
Ainda que Luciana venha a ser a candidata do PCdoB em Olinda, o inexorável desgaste da gestão dificilmente será suplantado por um desejo de continuidade. O ciclo do PCdoB em Olinda tem todos os indicativos para ser encerrado nas eleições do próximo ano.
Conferência - Nos dias 2 e 3 de julho será realizada no auditório da Faculdade dos Guararapes a I Conferência Municipal de Comunicação. O evento é organizado pela Secretaria Executiva de Comunicação Social e Democratização Digital da prefeitura de Jaboatão dos Guararapes.
Planejamento - O prefeito Geraldo Julio reuniu ontem toda a sua equipe no Teatro Guararapes para elaborar o planejamento estratégico da sua gestão. Para Geraldo o país vive uma crise econômica e política muito forte, mas isso não significa que a capital pernambucana terá que sofrer contingenciamento nos investimentos.
Investimentos - O secretário de Planejamento e Gestão Alexandre Rabelo afirmou que a atual gestão investiu R$ 930,8 milhões nos dois primeiros anos. Esse valor é superior que os primeiros biênios das últimas três gestões que antecederam o prefeito Geraldo Julio, cujo valor atualizado foi de R$ 858,1 milhões.
Indeferido - O desembargador João Pedro Gebran Neto do TRT da 4ª Região indeferiu o habeas corpus preventivo do ex-presidente Lula. O pedido foi do consultor Mauricio Ramos Thomaz, mas sem o consentimento do ex-presidente. A notícia tomou a mídia nacional e as redes sociais ontem.
RÁPIDAS
Fidelidade - O Tribunal Superior Eleitoral, em resposta a uma consulta do senador Blairo Maggi (PR/MT) sobre a fidelidade partidária para cargos majoritários, afirmou que não há perda de mandato para o senador, prefeito, governador e presidente que trocar de sigla.
Viagem – O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Armando Monteiro fará parte da comitiva da presidente Dilma Rousseff durante uma visita ao presidente Barack Obama nos Estados Unidos. A viagem começa amanhã.
Inocente quer saber - O ex-presidente Lula estaria com medo de ser preso?