Gustavo Krause

Gustavo Krause

Livre Pensar

Perfil: Professor Titular da Cadeira de Legislação Tributaria, é ex-ministro de Estado do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Amazônia Legal, no Governo Fernando Henrique, e da fazenda no Governo Itamar Franco, além de já ter ocupado diversos cargos públicos em Pernambuco, onde já foi prefeito da Capital e Governador do Estado.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

O Déficit de Capital Cívico

Gustavo Krause, | seg, 31/08/2015 - 09:29
Compartilhar:

Dois artigos, Narcisismo em tempos sombrios – A cultura da razão cínica e Corrupção e capital cívico, ajudam analisar e refletir sobre a atualidade brasileira já que as ciências sociais não têm resposta definitiva que explique a origem da corrupção seja como fenômeno inerente a determinados povos, produto cultural ou uma complexa combinação de vários fatores.

O primeiro foi publicado no Jornal do Brasil, edição do dia 21 de maio de 1988, de autoria do brilhante psicanalista pernambucano, Jurandir Freire Costa.

O segundo foi publicado no Estado de São Paulo, edição de 31 de julho do ano em curso, de autoria do competente economista André Lara Rezende.

Comecemos pelo segundo. O autor toma emprestados resultados dos recentes trabalhos feitos pelo Professor Dan Ariely (Universidade de Duke, EUA). A conclusão é que queremos ser honesto, mas a propensão para a desonestidade está em todos nós. De outra parte, a decisão não obedece a um cálculo racional tanto que “Há quem escolha não levar vantagem mesmo na ausência de punição para o comportamento incorreto. Referências culturais contam”.

Para ilustrar, ele conta o que chama de “história curiosa e triste para nós brasileiros” segundo a qual houve uma época em que diplomatas estrangeiros tinham isenção de pagamento de multas de estacionamento na cidade de Nova York. Segundo o artigo “um estudo mostrou que, ao longo de cinco anos, os diplomatas suecos e canadenses não tiveram multas, os alemães uma multa per capita, os italianos 15, os brasileiros 30”. Algo faz a diferença: o valor do capital cívico enraizado nas nações.

Com efeito, este capital repousa na escala de confiança e cooperação que servem de elo entre desconhecidos (na Suécia 70% de entrevistados confiam nos outros; no Brasil, 10%). Para o Professor Edward Banfield, o ponto de partida para o baixo capital cívico é a “amoralidade dos laços familiares” que se propaga e contamina o conceito das instituições públicas.

O surto de desonestidade por que passa o Brasil induz, natural ou deliberadamente, a terrível “impressão de que a desonestidade impera e ajuda a racionalização do comportamento desonesto. Se todos são, ninguém é”. Neste ponto, cabe recorrer ao olhar do psicanalista Jurandir Freire Costa no primoroso e atualíssimo ensaio datado de 1988.

Na época, Costa afirmava: “O que vigora, hoje, no Brasil é uma razão cínica” (expressão emprestada pelo filósofo alemão Peter Sloterdijk); complementando “No lugar da indignação, produziu-se um discurso desmoralizante, que diz que toda lei é convencionalismo, formalismo, idealismo, conservadorismo”; e arrematando: “Existe um elo indissolúvel entre o político que lesa o erário público o cidadão que ultrapassa o sinal vermelho e o assaltante que mata”.

De fato, “Todos deixaram de levar em conta a lei”. Sem lei, tudo é possível. Os transgressores, igualmente, destroem o universo simbólico, a normatividade, que é o fundamento da civilização. E aí mergulham no pior dos mundos cujos atributos culturais são o cinismo que sabe o preço de tudo e o valor de nada; a delinquência que resulta do mau exemplo que vem de cima; a violência que está disseminada nos mecanismos de defesa das pessoas, refugiadas nos mecanismos de sobrevivência do “mínimo eu”; finalmente, tudo se agrega ao que Freud chamou de “pânico narcísico” que é o efeito devastador de situações em que o homem perde suas referências de equilíbrio.

Chega-se, então, a um ponto de ruptura cuja saída é a Política, ainda que portadora dos sintomas da doença social. Não há outro caminho senão vencer a paralisia com a capacidade de reação. Quem? Os cidadãos que no seu conjunto seguem responsáveis pelo seu destino e, assim, serão capazes de superar a sensação de impotência, saindo da crise, expurgando da vida pública os culpados, restaurando a confiança e iniciando uma nova era o que, segundo a conclusão de Lara Resende, “exigirá, antes de tudo, novas e exemplares lideranças, ainda que longe de estar evidentes”.

Mais do que um déficit fiscal monumental, a leitura dos artigos confirmam: os governos do PT deram uma excepcional contribuição ao déficit do capital cívico brasileiro.

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando