Djalma Guimarães

Djalma Guimarães

Seu Bolso

Perfil:Economista pela UFCG e Mestre em Engenharia de Produção pela UFPE. É Docente, Projetista e Consultor Empresarial da i9 Projetos.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Enfrentando a Crise

Djalma Guimarães, | seg, 05/10/2015 - 17:04
Compartilhar:

O efeito da crise na vida das pessoas é um fato cada vez mais perceptível, dia após dia, semana após semana, se avolumam notícias e indicadores ruins na economia. As famílias sentem isto na própria carne, seja por um inesperado desemprego, queda no rendimento, redução no poder de compra, etc.

A crise econômica brasileira dos últimos anos ganha maior repercussão sobretudo a partir do maior acesso à informação trazido pela internet. Também não se pode deixar de salientar que milhões de brasileiros que nasceram em meados da década de 1990 ainda não haviam experimentado o gosto amargo de uma crise econômica em idade adulta. De fato, tal crise tem assustado muitos destes jovens, em sala de aula percebemos prognósticos apocalípticos sobre os desdobramentos e soluções para tal crise. No entanto, milhões de brasileiros já passaram por crises muito piores, inflação de 3 dígitos, estagflação, congelamento de preços, etc. e ainda estão aqui para contar a história.

Quem já passou por tais situações, sabe que mesmo em momentos difíceis devemos estar atentos a oportunidades e desenvolver estratégias para superar uma crise.

Este período de crise pode ser pedagógico para as finanças pessoais de uma família, podemos: Começar a seperar os desejos das necessidades e priorizar apenas os gastos necessários; Envolver todos os membros da família em ações de economia, seja na eliminação do desperdício de alimentos, água, energia, etc.; Desenvolver o hábito de pesquisa e economizar para comprar os bens a vista; Bem selecionar de oportunidades de lazer mais saudáveis e mais baratas, dentre inúmeras outras ações.

Outros milhões de brasileiros tem visto na crise uma oportunidade de buscar uma segunda atividade de forma a complementar renda, outros tem percebido a necessidade de maior qualificação para ascensão no mercado de trabalho.

Assim, ao invés de alimentar a crise com pessimismo, podemos encontrar estratégias e oportunidades de melhorar nossas finanças, adquirir uma cultura de consumo mais consciente e adquirir qualificação neste período amargo mas passageiro. Poucas coisas são exatas na economia, mas as crises sempre passam.

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando