Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Jarbas demonstra força política em almoço

Edmar Lyra, | seg, 09/11/2015 - 09:50
Compartilhar:

Considerado um dos políticos mais vitoriosos de Pernambuco e a maior liderança viva do estado, o deputado federal Jarbas Vasconcelos exerceu quase todos os cargos que um homem público almeja ocupar. Foi deputado estadual, federal, prefeito, governador e senador, além disso teve seu nome ventilado para ser candidato a vice-presidente da República em 2002, mas acabou declinando.

É bem verdade que após a vitória de Eduardo Campos em 2006 para o governo de Pernambuco, a liderança política de Jarbas foi ofuscada, sendo ampliada a força de Eduardo na eleição de 2010, quando, disputando a reeleição, aplicou uma estrondosa vitória sobre o próprio Jarbas por uma diferença de mais de três milhões de votos de diferença. Naturalmente após a derrota Jarbas parecia dizimado politicamente de Pernambuco.

Quis o destino que em 2011 os amigos em comum de Jarbas e Eduardo fizessem a "intriga do bem" e que ambos retomassem o diálogo após quase duas décadas de rompimento politico. A retomada da relação entre Jarbas e Eduardo culminou numa aliança entre o PSB de Eduardo e o PMDB de Jarbas em torno da candidatura de Geraldo Julio em 2012 a prefeito do Recife.

As relações foram se tornando cada vez mais consistentes e Jarbas, fiel ao seu estilo discreto e direto, desistiu da reeleição ao Senado para facilitar a vida de Eduardo na montagem da Frente Popular. Raul Henry, pupilo de Jarbas, foi candidato a vice-governador de Paulo Câmara, pupilo de Eduardo, e o Senado ficou livre pra Fernando Bezerra Coelho, que sonhava acordado com o Palácio do Campo das Princesas e precisava de um prêmio de consolação.

Os meses de passaram, Eduardo Campos morreu em Agosto num acidente de avião em Santos, Paulo Câmara e FBC ganharam a eleição e Jarbas, que até então estava sendo dado como "morto" eleitoral e politicamente falando, sai das urnas com quase 230 mil votos para deputado federal, sendo o terceiro do estado e o segundo mais votado de Recife.

Na ausência de Eduardo, Jarbas voltou a ser a maior expressão política de Pernambuco e no último sábado reuniu boa parte da bancada pernambucana em Brasília para o seu tradicional cozido no Janga. O destino de Jarbas ninguém sabe ainda - disputa a prefeitura, tenta a presidência da Câmara ou fica como está - mas todo mundo reconhece que se tem alguém com prestígio politico em Pernambuco esse alguém se chama Jarbas Vasconcelos.

Nacional - Uma pessoa da extrema confiança do deputado Jarbas Vasconcelos, quando perguntada sobre a possível candidatura do ex-governador a prefeito do Recife no ano que vem afirmou que Jarbas já tinha sido duas vezes prefeito e sua atuação política está mais voltada para o cenário nacional, indicando que Jarbas pode mesmo ser candidato a presidente da Câmara dos Deputados caso Eduardo Cunha seja cassado.

Jarbas Filho - Caso se confirme a não-candidatura de Jarbas a prefeito do Recife, o caminho ficará livre para que Jarbas Vasconcelos Filho seja novamente candidato a vereador do Recife no ano que vem. Há quem diga que Jarbas já teria dado o sinal verde ao herdeiro para que ele comece a se movimentar visando uma cadeira na Casa José Mariano.

Rodrigo Novaes - Apesar de ter seu nome ventilado para disputar a prefeitura de Floresta, o deputado estadual Rodrigo Novaes, que está no segundo mandato na Casa Joaquim Nabuco, não estaria muito disposto a tentar o executivo da sua cidade no ano que vem. Dizem que o caminho de Rodrigo será mesmo a Câmara dos Deputados em 2018.

Paulo Câmara - O governador Paulo Câmara receberá hoje a direção da Amupe e os prefeitos pernambucanos no Palácio do Campo das Princesas a partir das 11:30 horas. Na pauta uma discussão sobre a situação atual dos municípios, que estão indo de mal a pior com a queda dos repasses do governo federal.

RÁPIDAS

Fernando Bezerra Coelho - Dizem os mais próximos do senador Fernando Bezerra Coelho que ele só está esperando o "momento certo" para romper com o governador Paulo Câmara e se lançar candidato ao governo em 2018. O momento certo seria meados de 2017 após o resultado das eleições municipais.

Marilia Arraes - Após tentativas frustradas de se filiar ao PSOL, a vereadora Marilia Arraes poderá ter como destino o PT. Sem candidato natural à prefeitura do Recife, o PT poderia dar legenda a neta de Arraes no intuito de constranger o PSB. A candidatura seria olímpica porque o PT está com a imagem de mal a pior no Brasil inteiro e no Recife não é diferente.

Inocente quer saber - Quem será capaz de promover a "intriga do bem" entre o prefeito Geraldo Julio e o deputado Jarbas Vasconcelos?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando