Magno Martins

Magno Martins

Política Diária

Perfil:Graduado em Jornalismo pela Unicap e com pós-graduação em Ciências Políticas, possui 30 anos de carreira e já atuou em veículos como O Globo, Correio Braziliense, Jornal de Brasília, Diário de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Foi secretário de Imprensa de Pernambuco e presidiu o comitê de Imprensa da Câmara dos Deputados. É fundador e diretor-presidente do Blog do Magno e do Programa Frente a Frente.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

A versão oficial e a contestação

Magno Martins, | qua, 20/01/2016 - 10:31
Compartilhar:

Sem apontar um único motivo que causou a queda do avião, o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), apontou, ontem, quatro fatores que contribuíram para a queda do avião: a atitude dos pilotos, as condições meteorológicas adversas, a desorientação espacial e a indisciplina de voo. Também há fatores que podem ter contribuído, mas que não ficaram comprovados, como é o caso de uma eventual fadiga da tripulação, conforme aponta o relatório.

Único irmão do ex-governador Eduardo Campos, o advogado Antônio Campos não gostou do que foi divulgado, ontem, em Brasília. “O relatório do Cenipa foca a conduta dos pilotos e não aprofunda as condições e o projeto da aeronave, embora provocado para tanto”, reagiu. Para ele, o alegado cansaço e falhas do piloto relatados pelo Cenipa constituem culpa recorrente, precisando ser elucidada a possibilidade de erro de projeto.

Em nota, Campos disse que os inquéritos civis, comandados pelo Procurador da República em Santos, Thiago Nobre, e o policial, comandando pelo Delegado Federal Rubens, que se encontra na 5ª Vara Federal de Santos, ainda não foram concluídos. O policial, segundo ele, aguarda inclusive perícia em simulador de voo, que é uma prova relevante para comprovar erro de projeto.

“O parecer técnico mais plausível, pelo que acompanho o caso desde o início, é no sentido de explicitar erro de projeto do estabilizador horizontal do avião sinistrado e de precedentes de problemas idênticos com outras aeronaves semelhantes”, disse o advogado, que produziu uma nota oficial em nome da família para contestar as versões do Cenipa.

“O automatismo projetado para o estabilizador horizontal falhou, colocando o avião para a posição de Nose Down (nariz para baixo), passando o avião a se comandar e levando-o a um mergulho fatal e incontrolável. Houve um incidente grave no dia 2 de dezembro de 2012, na Suíça, com o avião HB-VAA, e com o avião PP – MDP, em um voo cruzeiro de Manaus com destino a Orlando, no dia 2 de junho de 2015”, escreveu.

Para acrescentar: “A Cessna terá que, certamente, mudar o projeto do Cessna CE560 nos modelos XL, XLS e XLS+, para corrigir tal falha. Os outros dois aviões que tiveram problemas estavam em altitude elevada, o que fez a diferença entre viver e morrer”.

REAÇÃO–Curtindo férias numa praia, o deputado estadual Tony Gel (PMDB) deu apenas um sorriso maroto ao ouvir a entrevista do prefeito de Caruaru, José Queiroz (PDT), ontem, no Frente a Frente, o excluindo entre os adversários na campanha municipal deste ano. O que se diz na capital do forró é que ele já teria fechado um acordo com a deputada Raquel Lyra, candidata a prefeita pelo PSB, pelo qual indicaria o seu filho Toninho Rodrigues como vice. E em 2018 sairia federal com o apoio do grupo Lyra.

No caos, Gravatá sem carnaval – Dos tradicionais polos oficiais de Carnaval incentivados e apoiados pelo Governo do Estado apenas Gravatá, a 82 km do Recife, não terá verba oficial este ano. Nenhum centavo será liberado. A folia está cancelada como consequência, claro, do caos financeiro em que o município mergulhou nos últimos três anos do prefeito afastado Bruno Martiniano (PTB). Sem carnaval, o gravataense está, literalmente, em baixo astral.

Protesto– A União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida) promete mobilizar dois mil produtores no protesto contra a presença de Dilma, amanhã, no Recife, quando inaugura a Via Mangue. Tudo porque o Governo não cumpriu a promessa de subvenção de R$ 12 por tonelada de cana, com limite de 10 mil toneladas por produtor. Dois anos após a publicação da lei, 30 mil agricultores não têm como receber o subsídio para amenizar os efeitos da estiagem, já que a lei não foi regulamentada por Dilma. A subvenção é no valor de R$ 170 milhões.

PDT ganha deputado– O deputado estadual Odacy Amorim está dando adeus ao PT. Segundo uma fonte ligada ao PDT, ele já teria acertado com o presidente estadual da legenda, Wolney Queiroz, o seu ingresso, tão logo o Congresso promulgue a janela da infidelidade. Amorim é candidato a prefeito de Petrolina com chances de selar um acordo com o grupo do senador Fernando Bezerra Coelho, caso este desista da candidatura do filho Miguel Coelho, deputado estadual.

Papelão na seara petista – O presidente do diretório municipal do PT no Recife, Oscar Barreto, confirmou, ontem, a resolução baixada na última reunião do comando do partido no Recife suspendendo os direitos políticos dos vereadores que integram a bancada petista na Câmara. O castigo foi dado, segundo ele, porque os vereadores estão sem pagar a contribuição partidária há mais de seis meses, o que tem contribuído para aumentar a crise de caixa do diretório na capital. Dos quatro, o único que está em dia é Jurandir Liberal, porque autorizou o desconto no contracheque.

CURTAS

FLORESTA– Em relação à postagem de ontem neste blog, anunciando a sua candidatura a prefeito, o vereador Chichico Ferraz (PDT) faz uma ressalva. Lembra que o deputado Zeca Cavalcanti (PTB), a quem é ligado, apoiará o candidato do grupo que venha a somar mais. “Se meu nome for o escolhido, evidentemente que terei Zeca no meu palanque”, assinalou.

SEMENTES– O secretário de Agricultura, Nilton Mota, lançou, ontem, em Petrolina, o programa “Terra pronta”, pelo qual os camponeses recebem apoio do Estado para aração da terra e sementes gratuitas para o plantio. Pelo calendário estabelecido por Mota, as sementes selecionadas serão entregues em todas as regiões. Depois do São Francisco, o Agreste e Sertão.

Perguntar não ofende: Armando Monteiro vai evitar a revoada no PTB estadual?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando