Gustavo Krause

Gustavo Krause

Livre Pensar

Perfil: Professor Titular da Cadeira de Legislação Tributaria, é ex-ministro de Estado do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Amazônia Legal, no Governo Fernando Henrique, e da fazenda no Governo Itamar Franco, além de já ter ocupado diversos cargos públicos em Pernambuco, onde já foi prefeito da Capital e Governador do Estado.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Prefeitos Novos, Ideias Novas?

Gustavo Krause, | seg, 14/11/2016 - 13:50
Compartilhar:

Fim de tarde na bucólica Vitória de Santo Antão, ano de 1957. Revisão dentária com Dr. Bido, meu pai. Zero cárie. Prêmio: empada maravilhosa com caldo de cana no bar de Pedro Peixe. Depois, na mesma rua XV de novembro, a prosa habitual na coletoria com Seu Valença, funcionário público exemplar para quem o dinheiro do contribuinte era sagrado e a honestidade, valor e dever indeclináveis. Rabugento com a idiotice e implacável paladino da decência e dos bons costumes, Valença era tão sisudo e de humor tão oscilante que se tornava engraçado e atraente.

A recordação me chega com uma limpidez cristalina. No encontro, estavam Biu, motorneiro aposentado da Tramways, e  Zezo, maquinista da finada RFN, cinco pessoas e três gerações, conversando miolo de pote ao som do teclado das máquinas de escrever Royal que davam os últimos acordes do expediente.

A geração do menino quase adolescente chegou a conhecer o bonde e o motorneiro; o trem e o maquinista; o broca rombuda do dentista e a que era movida pelo pedal; a máquina de escrever e o datilógrafo; a coletoria e o coletor de impostos. Conheci e vi serem varridos da face da terra e transformados em peças de museu que, pela graça de Deus, habita uma memória viva.

A inovação/revolução tecnológica cumpriu o seu papel histórico: "a destruição criativa", hoje, em ritmo alucinante. Fenômeno do nosso tempo a quem Bauman denominou "modernidade líquida" e que o alemão Klaus Schwab enxerga como A Quarta Revolução Industrial, livro em que o autor define com muita originalidade  a substituição do capitalismo pelo "'talentismo', sistema econômico com base no talento e não no capital".

Éuma necessidade vital perceber o tempo passando na janela, especialmente, os novos gestores municipais recém-eleitos. Prefeitos novos, ideias novas? Eis uma questão pertinente.

Ouso propor três eixos estratégicas com enorme vigor cultural, capazes de enfrentar a implacável "destruição criativa": 1. Gestão digital inteligente em oposição ao reino dos birôs e ao império dos lentos processos burocráticos na era da comunicação online; 2. Gestão meritocrática em oposição ao vício do clientelismo; 3. A governança metropolitana em oposição ao municipalismo vesgo.

Tenho medo da jaula tecnológica; assusta-me a robotização do humano; porém o meu pavor é, por estúpida inadaptação dos governos às mudanças, fazer companhia aos dinossauros em algum parque jurássico....em obras.

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando