Magno Martins

Magno Martins

Política Diária

Perfil:Graduado em Jornalismo pela Unicap e com pós-graduação em Ciências Políticas, possui 30 anos de carreira e já atuou em veículos como O Globo, Correio Braziliense, Jornal de Brasília, Diário de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Foi secretário de Imprensa de Pernambuco e presidiu o comitê de Imprensa da Câmara dos Deputados. É fundador e diretor-presidente do Blog do Magno e do Programa Frente a Frente.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Cenário favorável a Maia

| sab, 07/01/2017 - 14:13
Compartilhar:

Parlamentares de cinco Estados nordestinos – Pernambuco, Paraíba, Ceará, Piauí e Bahia – que prestigiaram, ontem, o almoço oferecido ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), em público, quando provocados por jornalistas, ainda dissimularam, informando que pode haver um segundo turno na disputa pelo comando da Casa, em 2 de fevereiro próximo.

Mas em reserva, nenhum tem mais dúvidas de que Maia leva fácil a reeleição, inclusive no primeiro turno. “Não vejo consistência em outras candidaturas”, disse o veterano Jarbas Vasconcelos (PMDB), um dos responsáveis por uma consulta jurídica quanto à constitucionalidade da reeleição do presidente, eleito para um mandato tampão após o impeachment de Dilma.

Ouvi também deputados de partidos que têm pré-candidatos, como o PDT e PTB, opiniões no sentido de que o jogo está amplamente favorável a Maia. Sabendo que o direito a mais um mandato é uma polêmica que tende a durar até o registro oficial da sua candidatura, o presidente da Câmara não assumiu que estava no Nordeste em busca de votos junto aos seus pares.

Tido como um dos nomes que o PSB poderia indicar para entrar na disputa, o deputado Heráclito Fortes (PI) fez questão de vir ao Recife para sinalizar sua disposição de apoiar a reeleição de Maia. No PDT, partido que teve quatro deputados no encontro de ontem com Maia, há quem diga que o pré-candidato André Figueiredo (CE) possa jogar a toalha nos próximos dias.

Se isso ocorrer, Rodrigo Maia terá pela frente um cenário bem mais favorável, porque o Centrão, movimento que criou um bloco conservador na Casa, está dividido entre as candidaturas de Rogério Rosso (SD-DF) e Jovair Arantes (PTB-GO). Antes de ganhar o voto de pelo menos 30 deputados, ontem, no Recife, Maia esteve no Rio Grande do Norte. Lá, embora a bancada federal tenha apenas oito representantes, ele tem a maioria dos votos e por isso mesmo fez o gesto de ir até lá.

PAPARICANDO – Uma das surpresas no almoço com Rodrigo Maia, o deputado Sílvio Costa (PTdoB), ex-vice líder do Governo Dilma na Câmara, disse que sua presença no encontro era institucional e de respeito ao bom trabalho que o deputado carioca vem fazendo no comando da Casa, mas reafirmou que seu voto é do pedetista André Figueiredo. Costa até brincou com a presença de três ministros pernambucanos no ato afirmando que era a demonstração mais do que cabal que Maia teria o apoio velado do Governo Temer.

Liderança do DEM – De passagem ontem pelo Recife, o deputado Efraim Moraes Filho teve uma conversa com o ministro da Educação, Mendonça Filho, ex-líder do Democrata na Casa e pediu para dar uma forcinha ao seu projeto de disputar a liderança do partido na Câmara em eleição marcada para o dia seguinte à escolha dos novos integrantes da mesa diretora. O paraibano é favorito, mas enfrenta dois adversários, entre eles o baiano José Carlos Aleluia, que já foi líder.

Pernambuco é o segundo – O Estado com a maior superlotação nos presídios brasileiros é o Amazonas, com 230% acima da capacidade (o que significa que há mais de três presos por vaga) – superando Pernambuco, que agora aparece em segundo. Já o que abriga o maior percentual de provisórios (ou seja, ainda aguardando julgamento) é o Piauí (65%). Os números se referem especialmente aos meses de dezembro do ano passado e janeiro deste ano. Com o aumento no número de presos no sistema penitenciário, o Brasil já contabiliza um déficit de 273,3 mil vagas. Existem hoje 668.182 presos, sendo que 37% deles são provisórios.

Proibição em Caruaru – A nova prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), ainda não deu um pio sobre a herança repassada pelo prefeito José Queiroz (PDT). Para não abreviar o rompimento com o pedetista, que o apoiou no segundo turno, a tucana proibiu entrevistas de secretários sobre o assunto. Nos bastidores, o que se diz é que ela anda resmungando muito com o cenário de dívidas. Só a Previdência do município vem dando prejuízos da ordem de R$ 1,5 milhão por mês. Quanto aos servidores, as informações são as mais desencontradas e há quem diga que Queiroz não pagou o 13º salários dos contratados.

A Família Real de Bom Jardim – O novo prefeito de Bom Jardim, João Lira (PSD), criou a família real no município com a nomeação de tantos parentes para aumentar os dividendos do clã com o erário público. Além do filho Edgar Lira, nomeado para a pasta de Infraestrutura, e da sobrinha Elisangela Lira para tomar conta do cofre, a Secretaria de Finanças, impôs aos vereadores da sua base na Câmara e eleição de sua mulher Valéria Lira para presidente. O nepotismo nunca reinou com tanta força num município tão pobre, onde mais de 70% da sua população vive pendurada no programa Bolsa-Família.

CURTAS

O NOME É VALENÇA - O governador Paulo Câmara aguarda a volta do presidente estadual do PMDB, o vice-governador Raul Henry, que descansa numa praia, para definir o sucessor de Thiago Norões na Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Nome preferido por Jarbas Vasconcelos, o ex-secretário Fernando Dueire não aceitou. Se o governador acatar a sugestão de Jarbas, Alexandre Valença seria remanejado do Trabalho para Desenvolvimento.

SEM REAJUSTE - Depois da liminar que suspendeu a reunião do reajuste das passagens de ônibus, na manhã de ontem, o Estado à Justiça a reconsideração do documento e integrantes do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) chegaram a se reunir novamente durante a tarde, no Centro de Convenções, em Olinda. A decisão, no entanto, continuou mantida e a votação do reajuste tarifário permanece adiada.

Perguntar não ofende: Qual vai ser de fato a extensão da reforma do secretariado de Paulo Câmara? 

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando