Janguiê Diniz

Janguiê Diniz

O mundo em discussão

Perfil:   Mestre e Doutor em Direito, Fundador e Presidente do Conselho de Administração do Grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Exito de Empreendedorismo

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

O profissional do futuro, no presente

Janguiê Diniz, | seg, 12/09/2022 - 15:39
Compartilhar:

Muito se fala nas profissões do futuro, nas habilidades do futuro, naquilo que será demandado de profissionais e empresas nos próximos anos. Define-se que, daqui a tanto tempo, tais profissões vão acabar, outras vão surgir, que será preciso migrar de área para alguns, entre outras previsões. Mas, para que tudo isso seja possível, é preciso preparar as bases para esse futuro, no presente. Importa sempre lembrar que o futuro começa agora.

Muitas competências e características ditas como "do profissional do futuro" são, na verdade, demandas atuais, que passarão a ser cada vez mais exigidas com o passar dos tempos. Portanto, é preciso começar a se preparar hoje, adquirir o conhecimento e desenvolver habilidades para estar sempre à frente - ou seja, para estar no futuro, mesmo no presente. Quem se antecipa sempre tem vantagens, certo? Até porque não dá para desenvolver as habilidades e competências do futuro apenas quando esse tal futuro chegar, porque, aí, você estará atrasado, e não preparado.

E, quando se fala em habilidades do futuro, não é preciso pensar em algo distante, ou que envolva tecnologia avançada – embora esta esteja bastante envolvida no contexto. Pelo contrário, são pontos sensíveis que podem ser observados no tempo atual e trabalhados com dedicação e foco para que haja melhorias. A título de exemplificação, podemos citar, entre as características do profissional do futuro que podem ser buscadas no presente, a inteligência emocional, a boa comunicação, a multiespecialização, o domínio da tecnologia, a adaptabilidade, criatividade e inovação e o aprendizado constante. Nenhum desses temas é algo de outro mundo, mas deve fazer parte da jornada do profissional que busca se manter relevante e competitivo em um mercado de trabalho cada vez mais acirrado.

Estar preparado para o futuro não implica em desenvolver grandes tecnologias, conhecer de robótica e inteligência artificial ou saber usar o metaverso. Muito mais do que isso, é saber que tendências surgem no presente e devem durar pelas próximas décadas, saber aproveitá-las e criar as bases para a construção de uma carreia sólida. Quer ser o "profissional do futuro"? Seja no presente!

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando