2024 vem aí e muitas vezes não sabemos por onde começar, mas como disse Abraham Lincoln: “Seja lá o que você fizer, seja bom nisso”. Neste final e início de ano que tal pensar sobre o assunto? Se quero ser bom em tudo o que eu fizer, preciso continuar a aprender ao longo da minha vida. Este poderá ser um bom começo, o primeiro desafio: Lifelong Learning. Pois, nunca é cedo ou tarde demais para aprender! Não podemos limitar a nossa aprendizagem aos canais formais de educação, mas aproveitar todo e qualquer momento e contexto, inclusive aprender com o outro. Também não podemos limitar ao tempo, à idade, alguns dizem “sou novo(a) demais ou já sou velho(a) demais”. Desde que nascemos até morrermos devemos estar sempre abertos para aprender… "Quando você para de aprender, você começa a morrer” (Albert Einstein).
Mas, o que aprender? Aprenda algo diferente de tudo aquilo que você já fez. Quem sabe fazer algum curso de culinária para que possa aprender a planejar melhor. Ou ainda, algum curso de pintura, pois poderá lhe ajudar a ter uma melhor coordenação motora e lhe dar novas perspectivas. Ou tentar fazer um curso de língua estrangeira, que não seja o Inglês, como o Mandarim ou Hindi.
Além de aprender algo novo, continue a desenvolver as suas competências técnicas e comportamentais, por meio de uma educação mais disruptiva, pois o conhecimento está em toda a parte e ao alcance de todos. Poderá utilizar-se do método 70, 20, 10: 70% aprender com as suas próprias experiências diárias, 20% aprender nas suas relações com o outro e 10% dedicar-se a aprendizagem formal.
Por fim, tenha sempre em mente que, por mais que saiba alguma coisa, ainda não aprendeu o suficiente, e isto poderá lhe dar alguma vantangem, como disse o filósofo Sócrates: "Só sei que nada sei, e o fato de saber isso, me coloca em vantagem sobre aqueles que acham que sabem alguma coisa".
Em 2024 seja competente, conte com a gente!
LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.