Enem 2015 teve abstenção de 25,5%

Segundo o MEC, percentual de faltosos é o menor desde 2009. Ministro Aloizio Mercadante garantiu que o gabarito oficial sai até a quarta-feira (28)

por Nathan Santos | dom, 25/10/2015 - 19:07
Compartilhar:

 

A edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve um índice de abstenção de 25,5%. Em coletiva de imprensa realizada na noite deste domingo (25), em Brasília, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, declarou que esse percentual de faltosos é o menor desde 2009. Para Mercadante, a diminuição da quantidade de faltosos mostra que a população brasileira vem valorizando mais o Enem, principalmente por ele ter se tornado a principal forma de ingresso em vários benefícios educacionais. Em 2014, o índice de abstenção foi de 28%.

“A motivação do Enem vem crescendo a cada ano. É um grande fator de interesse dos estudantes brasileiros. O Enem motiva também, inclusive, aqueles que já estão na faculdade e querem mudar de curso’, declarou o ministro da Educação, destacando algumas ações que cobram o Enem, tais como o Sisu, Prouni e recentemente o Fies.

De acordo com Mercadante, foram eliminados 330 participantes no primeiro dia e 347 neste domingo, último dia do Exame. Só que esses números podem aumentar a qualquer momento. “Eliminação pode acontecer a qualquer hora. Basta que seja confirmado algum tipo de fraude”, comentou o ministro. Dos eliminados de hoje, a causa das eliminações em quase todos os casos foi o uso de equipamentos eletrônicos. Até o momento, também aconteceram três punições por fotos postadas nas redes sociais.

Ainda neste domingo, uma escola no Pará, localizada na cidade de Marituba, teve problemas com energia elétrica. Sobre esse caso, Mercadante garantiu que os 600 feras prejudicados farão a prova do segundo dia novamente em 2 de dezembro.

Mercadante também foi questionado sobre as declarações dos deputados Jair Bolsonaro (PP-RJ) e Marcos Feliciano (PSC-SP), que usaram as redes sociais contra uma questão das provas desse sábado (24), primeiro dia do Exame. O quesito abordou o tema feminismo e levou para os feras um texto da filósofa francesa Simone de Beauvoir. Para os deputados, a abordagem buscou uma “doutrinação”. Em resposta, Mercadante disse que o Enem possibilita um debate pedagógico e político e que as pessoas têm o direito de divergirem, mas que precisam estar abertas para aprenderem.  

O ministro acredita que o Enem 2015 foi um sucesso. Ele também confirmou que o gabarito oficial será divulgado até a próxima quarta-feira (28) “Foi um grande êxito. A prova está feita. O caminho para o Enem é estudar. O Exame é uma grande vitória da educação brasileira”, falou.

 

| | | Link:
Compartilhar:

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Facebook

Carregando