Os golpes disseminados através do WhatsApp estão com tudo em 2018 e já fizeram 2,5 milhões de vítimas somente neste mês de janeiro. Agora, mais uma fraude circula no aplicativo, desta vez prometendo um ano de plano de saúde Unimed grátis para enganar os usuários. A informação foi divulgada pelo pesquisador de segurança sênior da Kaspersky, Fabio Assolini.
Como na maioria das armadilhas compartilhadas na plataforma, o objetivo dos criminosos é um só - roubar dados das vítimas. Ao clicar no link enviado no WhatsApp para supostamente receber o benefício, o usuário é direcionado para um site onde é necessário responder três perguntas rápidas.
Para incentivar os usuários a completarem o processo, a campanha informa a quantidade de convênios grátis disponíveis. Depois de responder às perguntas, é necessário compartilhar compartilhar a campanha com diversos amigos no WhatsApp. Desta forma, os cibercriminosos conseguem com que a fraude alcance mais vítimas rapidamente.
No Twitter, a Unimed confirmou que a campanha se trata de um golpe. "Informamos que é falsa a mensagem que está circulando em grupos de WhatsApp sobre uma campanha em que a Unimed oferece planos de saúde totalmente grátis. Pedimos que não acessem o link da mensagem pois trata-se de um vírus", disse a empresa.
LeiaJá também
LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.