Segundo dados do Censo Escolar 2017, divulgados na manhã desta quarta-feira (31) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a maior parte (84%) das matrículas em turmas de ensino médio foi feita em instituições estaduais. Em segundo lugar estão as escolas particulares, que representam 12,2% das matrículas.
Já as escolas federais são responsáveis por 2,4% das matrículas, enquanto 0,6% das matrículas foram feitas em escolas municipais. O volume total de matrículas, que foi de 7,9 milhões, representa uma queda no total de inscritos nos últimos cinco anos: em 2013 foram feitas 8,3 milhões. A razão da diminuição, de acordo com o Inep, é uma redução da entrada de estudantes provenientes do ensino fundamental e também a um crescimento na taxa de aprovação.
No entanto, o índice de distorção idade-série segue alto e apresentou um leve crescimento nos últimos dois anos. Segundo o Inep, no Censo Escolar 2016 o índice de distorção era de 28% no ensino médio, contra 28,2% em 2017.
LeiaJá também
LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.