Cibelli Pinheiro

Cibelli Pinheiro

Trabalho sem Fronteiras

Perfil: Doutoranda em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho em Portugal com Mestrado em Gestão Empresarial pela UFPB e licenciatura em Comunicação Social - Relações Públicas. Consultora em Comunicação Organizacional e Coordenadora Geral do Núcleo Distrital de Braga da Associação Pessoas@2020 (Portugal). Atualmente realiza um trabalho de apoio aos brasileiros que pretendem morar, trabalhar ou estudar em Braga (www.bebraga.pt)

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

VIPP – Valorização da Imagem Pessoal e Profissional

Cibelli Pinheiro, | qua, 27/11/2013 - 11:27
Compartilhar:

Em um dos últimos artigos publicados, tratamos sobre o tema “Imagem Organizacional”. E por entender que a imagem da organização também é formada pela imagem das pessoas, convidamos para falar sobre o assunto a especialista em Comunicação e Imagem, Ana Santiago. Numa breve entrevista tivemos a oportunidade de ouvir sua opinião sobre o assunto. Consultora e palestrante Internacional, autora do blogue VIPP, no jornal Expresso em Portugal, a autora portuguesa lançou recentemente pela Editora Nexo Literário o livro: Qual a sua melhor versão? Guia prático para a realização pessoal e profissional. Confira!

Cibelli Pinheiro – Qual a importância e papel da imagem pessoal e profissional?

Ana Santiago – Como vivemos numa sociedade onde “não basta ser, é preciso parecer”, a imagem pessoal e profissional ocupa (ou pelo menos deve ocupar) um lugar de destaque na vida e na carreira de qualquer pessoa. Se entendermos a imagem como o conjunto de percepções que temos acerca de nós próprios (autoimagem) e que as outras pessoas têm a nosso respeito (imagens) percebemos o quanto ela influencia e determina a nossa credibilidade, o nosso bom nome no mercado de trabalho, enfim, a nossa reputação pessoal e profissional. Por isso é que muitas pessoas se referem à nossa época como a “civilização da imagem”.

Cibelli Pinheiro – Existe diferença entre imagem pessoal e profissional?

Ana Santiago – Ambas as imagens são construídas a partir da nossa identidade (personalidade, características, modos, forma de comunicar e de fazer as coisas). A única diferença é que a imagem profissional resulta da nossa atuação no contexto de trabalho, isto é, do papel que desempenhamos profissionalmente. Agora, é muito importante que exista coerência entre aquilo que somos e projetamos na vida pessoal e profissional. Caso contrário seremos acusados de ter “duas caras”. A coerência entre imagem pessoal e profissional é essencial na construção de relações de confiança e no alcance de credibilidade.

Cibelli Pinheiro - Que cuidados devemos ter com a nossa imagem?

Ana Santiago – Há uma certa tendência para associarmos a imagem a questões estéticas, talvez porque esta ajuda a criar a primeira impressão, a verdade é que existem muitos outros fatores que concorrem para a construção de uma boa imagem pessoal e profissional. No meu livro, intitulado “Qual é a sua melhor versão?”, apresento sete fatores que, a meu ver, devemos cuidar ao longo de toda a vida para que possamos ter uma boa imagem e reputação, nomeadamente a aparência visual, os conhecimentos e habilidades, a atitude, a conduta ética, a cortesia, a comunicação e a marca pessoal.

Cibelli Pinheiro - Uma boa imagem contribui para a vida profissional e carreira?

Ana Santiago – Sim, sem dúvida. E é preciso tomar consciência que a nossa imagem se constrói a todo o momento, desde o banco da escola ou da universidade até ao cargo ou função mais elevados que possamos ocupar. O que somos, o que fazemos e a forma como nos promovemos pode ajudar e muito a conseguir aquele estágio ou emprego que ambicionamos ou um negócio ou parceria que desejamos. Talvez por isso, Chuck Lieppe tenha afirmado que “aparentar ter competência é tão importante quanto a própria competência”.

Cibelli Pinheiro - Como posso melhorar minha imagem?

Ana Santiago – Sugiro a elaboração de um Plano Individual VIPP (Valorização da Imagem Pessoal e Profissional) que passa, em primeiro lugar, pela tomada de consciência do estado atual da sua imagem, em seguida, pela definição de metas e estratégias específicas com vista ao alcance da imagem desejada e, por fim, pela confirmação do desejo e da disponibilidade de empreender o caminho em direção às metas, assumindo um verdadeiro compromisso. 

Nosso Convite 

A Ana Santiago, autora portuguesa vai conduzir uma palestra hoje sobre “Estratégias para vencer em 2014” em São Paulo na Casa de Portugal.

"Esta iniciativa surge num momento em que precisamos de definir metas para o novo ano e encontrar estratégias que nos permitam lidar melhor com um mundo em constante mudança e vencer com resiliência os desafios pessoais e profissionais que enfrentamos no dia-a-dia”, explica Ana Santiago.

No evento será apresentado o livro Qual é a sua melhor versão? Um guia prático e fácil de ler sobre como encontrar o caminho para uma vida plena de realizações pessoais e profissionais.

As empresas que desejarem abordar sobre esse tema no final deste ano, entre em contato conosco pelo e-mail: cibelli@soldesenvolvimento.com.br

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando