Leandro Vaz

Leandro Vaz

Governança de TI

Perfil: É formado em processamento de dados e pós graduado em governança de TI pela universidade Mackenzie. Ele ministra cursos, palestras, treinamentos e workshops em diversas áreas e empresas.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Planejamento Estratégico de TI

Leandro Vaz, | ter, 15/07/2014 - 05:01
Compartilhar:

Com o objetivo de aumentar a rentabilidade, algumas empresas consideram necessário planejar com mais eficiência a utilização dos recursos de sistemas de informação. O planejamento estratégico de sistemas de informação ajuda a empresa a planejar o uso destes recursos de forma que consiga atingir e suportar os objetivos, desafios e metas estabelecidos.

O Planejamento Estratégico de Tecnologia de Informação é um processo dinâmico e interativo para estruturar de forma estratégica, tática e operacional as informações organizacionais, a tecnologia de informação e seus recursos (hardware, software, sistemas de telecomunicações, gestão de dados e informações), os sistemas de informações (estratégicos, gerenciais e operacionais), as pessoas envolvidas e a infraestrutura necessária para o atendimento de todas as decisões, ações e respectivos processos.
O Plano propõe-se, a partir da análise da situação atual, gerar projetos e ações coerentes, coordenadas e harmônicas, visando alcançar uma situação desejável, dentro do seu prazo de vigência refletindo as principais funções e dados necessários para suportar o negócio, os objetivos, os fatores críticos de sucesso, e as necessidades de informação da alta administração da empresa. Da mesma forma, deve retratar como a tecnologia pode ser utilizada para criar novas oportunidades ou vantagens competitivas.

Um planejamento estratégico de sistemas de informação deve, inicialmente, definir o negócio antes do desenvolvimento e implantação de sistemas, considerando os fatores críticos de sucesso do negócio. Simultaneamente, o planejamento cria oportunidades de identificar funções e armazenamentos múltiplos, apontando problemas e oportunidades, além de fornecer uma base para o desenvolvimento de estratégias de hardwaresoftwarerecursos humanos e rede de comunicação de dados.

Os principais objetivos do planejamento estratégico são: 

  • Investigar as oportunidades de ganho de vantagens.
  • Estabelecer objetivos.
  • Facilitar a consecução dos objetivos empresariais através da análise de seus fatores críticos de sucesso.
  • Determinar quais informações podem auxiliar a gerência a realizar o seu trabalho.
  • Criar um modelo funcional e de dados do negócio.
  • Subdividir o modelo funcional de negócios.

Sendo assim o Planejamento Estratégico de TI deve apresentar de forma estruturada e de fácil acesso as diretrizes e princípios que regem a Tecnologia da Informação, também de explicitar a estratégia de TI e seu alinhamento com o planejamento estratégico da empresa, tendo como finalidade orientar o planejamento e o monitoramento de seus objetivos estratégicos e de suas metas de maneira a consolidar a importância estratégica da área de TI e garantir seu alinhamento às áreas chave da organização.

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando