Janguiê Diniz

Janguiê Diniz

O mundo em discussão

Perfil:   Mestre e Doutor em Direito, Fundador e Presidente do Conselho de Administração do Grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Exito de Empreendedorismo

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

A Copa pós-eleição (ainda bem)

Fundador e Presidente do Conselho de Administração do grupo Ser Educacional - Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

| seg, 10/10/2022 - 11:17
Compartilhar:

Tradicionalmente, a cada quatro anos, a Copa do Mundo praticamente faz parar o Brasil durante um mês. Por uma infeliz coincidência, o evento ocorre no meio do ano, em período de campanha eleitoral nacional. Acaba, muitas vezes, tirando o foco dos debates de ideias e propostas, entorpecendo a população na torcida. Este ano, a disputa ocorrerá após o término das eleições, uma boa oportunidade para focarmos no que realmente importa: o futuro do país.

Como o “país do futebol”, o Brasil tem o mau costume de priorizar o esporte sobre muitas coisas, como a política. Todo ano de Copa é o mesmo cenário: as ruas e casas são pintadas de verde e amarelo, todo mundo se volta para a competição, e esquece que há uma disputa de extrema relevância em andamento fora dos campos. E não apenas nas eleições, mas no cenário político de um modo geral. É nesse período que, muitas vezes, aproveita-se para “passar boiadas” nas câmaras federais, estaduais e municipais, enquanto as atenções estão direcionadas ao entretenimento.

Essa perspectiva reforça a importância da educação política e de acompanhar os desdobramentos das ações dos representantes do povo. Políticos são, acima de tudo, servidores da sociedade, eleitos para atuar de acordo com a vontade de quem os colocou em suas posições. Acontece que muito fazem da atividade política apenas um meio de vida e de enriquecimento (por vezes enveredando pela ilicitude), relegando suas tarefas na construção de um país melhor para todos a segundo plano. E a sociedade tem que se revestir dos cuidados adequados para não deixar que isso aconteça. A velha política de pão e circo não se sustenta mais, deve ser sumariamente negada e dar lugar a uma política de vida e progresso.

Em um país em que milhões amargam decisões erradas tomadas por governantes em diversas esferas, a eleição é um momento de extrema relevância. É a hora de definir os rumos do país e deve ser utilizada para colocar nos cargos públicos pessoas sinceramente dedicadas ao bem-estar comum. Torcidas e paixões devem ser deixadas para o futebol, que terá seu momento máximo pouco após o pleito, e dessa vez não dividirá atenções. Uma ótima oportunidade para evitar a distração e focar no que realmente importa: escolher bem.

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando