Janguiê Diniz

Janguiê Diniz

O mundo em discussão

Perfil:   Mestre e Doutor em Direito, Fundador e Presidente do Conselho de Administração do Grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Exito de Empreendedorismo

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

(Não) É só um jogo

Janguiê Diniz, | seg, 19/12/2022 - 13:29
Compartilhar:

Muitos dizem que uma partida de futebol é só um jogo. Eu concordo. Outros dizem que não é apenas um jogo. Eu também concordo. A verdade é que o futebol é entretenimento e, como tal, pode ser encarado com leveza; mas, ao mesmo tempo, é também negócio, sustento e fonte de inspiração. A Copa do Mundo veio para nos relembrar dessas duas facetas do esporte.

Durante essa Copa no Catar, quem assistiu as partidas de forma atenta e crítica captou insights para além das estratégias de jogo. O que vimos em campo foi muita garra, busca por sonhos, determinação, trabalho em equipe, tática, inspiração, companheirismo. Tudo isso está inserido também no mundo do empreendedorismo. E é por essa razão que constantemente relacionamos o esporte ao ato de empreender.

Se pensarmos bem, as tão faladas “zebras” da competição nada mais são frutos de determinação e sonhos que foram realizados. Marrocos foi a primeira seleção africana a chegar a uma semifinal de Copa do Mundo; times tradicionais como a Alemanha foram eliminados por outros considerados inferiores. Daí se depreende que não se pode menosprezar concorrentes, mesmo que eles não estejam no seu nível. Muitas vezes, é esse “pequeno” competidor que vai dar a volta por cima e lhe deixar para trás, amargando prejuízos no seu negócio.

Também devemos olhar para os jogadores. Neymar sofreu uma lesão e se recuperou em tempo recorde, depois de cuidados intensivos. A determinação do craque o levou a entrar em campo, recém-chegado do departamento médico, e ainda marcar um gol. Richarlison também teve uma participação digna de aplausos. O seu emblemático gol de voleio não foi “sorte” ou acaso: ele já havia treinado a jogada inúmeras vezes. Um bom empreendedor não conta com o improviso ou apenas o talento, mas se prepara, estuda, aperfeiçoa suas habilidades para ser cada vez melhor.

Futebol é diversão, é lazer, mas também é coisa séria. Tirando da frente os fanatismos e outras problemáticas, podemos ver que, dentro ou fora das quatro linhas, é um universo que respira empreendedorismo. Analisar mais atentamente as partidas é um exercício prolífero e que certamente trará grandes ensinamentos. De fato, não é só um jogo.

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando