O programa Vencer desta semana participou do manifesto que teve como objetivo dar voz às pessoas com necessidades específicas e cobrar melhorias na acessibilidade do transporte público da capital pernambucana. O protesto foi realizado de forma pacífica em uma passeata iniciada na Avenida Conde da Boa Vista e teve como destino ao Palácio Campo das Princesas, onde o grupo pretendia entregar uma carta ao governador João Lyra.
O jornalista James Alcides conversou com dois organizadores do evento, a líder comunitária Leandra Cristina e o professor universitário Francisco Lima - que são portadores de necessidades específicas. A lider comunitária afirmou que "esse movimento é importante para conseguir que os nossos direitos sejam atendidos. As coisas não estão acontecendo como deveriam ser ou a gente dá um choque na sociedade ou as coisas não acontecem".
Já o professor defendeu que "esse é o primeiro passo para mostrar a invisibilidade com que as pessoas com deficiência tem sido tratadas. Nós somos 46 milhões e, no entanto, não somos vistos porque muitas vezes estamos aprisionados em nossas casas por falta de acessibilidade".
O Vencer é exibido toda sexta-feira no Portal LeiaJá.
LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.