Relação entre TI e Gestão do Conhecimento

Leandro Vaz, | ter, 10/06/2014 - 13:52
Compartilhar:

É notável que os investimentos em Sistemas de Gestão da Informação vêm aumentando consideravelmente nos últimos anos nas empresas dos mais diversos setores, entendido pela necessidade de mais controle, consistência e compartilhamento para a tomada de decisões de negócio. Entretanto a Gestão do Conhecimento envolve mais do que apenas investimentos em tecnologia e inovações no gerenciamento da informação.

Estamos em um mercado onde vantagens competitivas são imprescindíveis para manter e alavancar novos negócios e clientes, o desafio de criar novos produtos ou produzir mais e melhor os já existentes, passa pela capacidade de maximizar o gerenciamento dos serviços, processos e sistema de gestão envolvidos na produção. No mesmo sentido, enfrentamos tempos de transformações rápidas e aumento da complexidade na busca das soluções para os desafios encontrados, o que demanda uma Gestão da Informação e do Conhecimento muito mais eficaz.

O desafio esta em canalizar os investimentos em Tecnologia e Infraestrutura não apenas para que a informação esteja disponível de forma mais rápida, mas sim em aumentar o compartilhamento do conhecimento para garantir uma maior consciência, consistência e confiança na tomada de decisões. Os avanços tecnológicos estão cada vez mais contribuindo para a geração de novos processos relacionados à geração, armazenamento e compartilhamento do conhecimento nas empresas.

A relação entre Tecnologia da Informação e Gestão do Conhecimento está votada ao uso de sistemas de informação atrelado ao compartilhamento de informações ou conhecimento como:

- Uso de portais de divulgação e compartilhamento das experiências de cada indivíduo e sua área, de forma que possa ser acessado por todos sem a geração de esforços duplicados na busca de soluções similares;

- Centrais de busca de perfis e competências dos funcionários e colaboradores da organização, facilitando a localização de talentos e direcionamento mais eficiente das atividades às pessoas.

- Ferramentas de mensagens instantâneas e conferências, para a redução do tempo e distância no acesso e compartilhamento do conhecimento.

A Gestão do Conhecimento procura compreender como impulsionar a criatividade e aprendizado individual e organizacional, a Tecnologias de Informação por sua vez deve com os investimentos direcionados a área buscar como de fato aumentar a capacidade de gerar, difundir e armazenar conhecimento de valor para as organizações.

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Carregando