Planejamento Estratégico de TI

Leandro Vaz, | ter, 15/07/2014 - 05:01
Compartilhar:

Com o objetivo de aumentar a rentabilidade, algumas empresas consideram necessário planejar com mais eficiência a utilização dos recursos de sistemas de informação. O planejamento estratégico de sistemas de informação ajuda a empresa a planejar o uso destes recursos de forma que consiga atingir e suportar os objetivos, desafios e metas estabelecidos.

O Planejamento Estratégico de Tecnologia de Informação é um processo dinâmico e interativo para estruturar de forma estratégica, tática e operacional as informações organizacionais, a tecnologia de informação e seus recursos (hardware, software, sistemas de telecomunicações, gestão de dados e informações), os sistemas de informações (estratégicos, gerenciais e operacionais), as pessoas envolvidas e a infraestrutura necessária para o atendimento de todas as decisões, ações e respectivos processos.
O Plano propõe-se, a partir da análise da situação atual, gerar projetos e ações coerentes, coordenadas e harmônicas, visando alcançar uma situação desejável, dentro do seu prazo de vigência refletindo as principais funções e dados necessários para suportar o negócio, os objetivos, os fatores críticos de sucesso, e as necessidades de informação da alta administração da empresa. Da mesma forma, deve retratar como a tecnologia pode ser utilizada para criar novas oportunidades ou vantagens competitivas.

Um planejamento estratégico de sistemas de informação deve, inicialmente, definir o negócio antes do desenvolvimento e implantação de sistemas, considerando os fatores críticos de sucesso do negócio. Simultaneamente, o planejamento cria oportunidades de identificar funções e armazenamentos múltiplos, apontando problemas e oportunidades, além de fornecer uma base para o desenvolvimento de estratégias de hardwaresoftwarerecursos humanos e rede de comunicação de dados.

Os principais objetivos do planejamento estratégico são: 

  • Investigar as oportunidades de ganho de vantagens.
  • Estabelecer objetivos.
  • Facilitar a consecução dos objetivos empresariais através da análise de seus fatores críticos de sucesso.
  • Determinar quais informações podem auxiliar a gerência a realizar o seu trabalho.
  • Criar um modelo funcional e de dados do negócio.
  • Subdividir o modelo funcional de negócios.

Sendo assim o Planejamento Estratégico de TI deve apresentar de forma estruturada e de fácil acesso as diretrizes e princípios que regem a Tecnologia da Informação, também de explicitar a estratégia de TI e seu alinhamento com o planejamento estratégico da empresa, tendo como finalidade orientar o planejamento e o monitoramento de seus objetivos estratégicos e de suas metas de maneira a consolidar a importância estratégica da área de TI e garantir seu alinhamento às áreas chave da organização.

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Carregando