Oscar Barreto defende reorganização interna do PT

Presidente da legenda no Recife reuniu os militantes, neste sábado (16), para debater temas como o fim do financiamento privado e a revisão do PED. O encontro foi a última etapa do Congresso Municipal do PT

por Giselly Santos | sab, 16/05/2015 - 11:54
Compartilhar:

 

Foto: Victor Soares/LeiaJáImagens No Recife, o PT tem registrado aproximadamente 60 mil filiados. Segundo Oscar Barreto, expetativa é aumentar após Congresso Nacional No Recife, o PT tem registrado aproximadamente 60 mil filiados. Segundo Oscar Barreto, expetativa é aumentar após Congresso Nacional

O PT do Recife reuniu os militantes, na manhã deste sábado (16), para discutir sobre a organização interna da legenda. No encontro, temas como o fim do financiamento privado para as campanhas, o processo de eleição dos dirigentes e o recenseamento dos filiados à agremiação na capital pernambucana nortearam o debate. 

O evento é a quarta etapa do Congresso Municipal do partido e antecede os encontros estadual e nacional, marcados para 31 de maio e de 11 a 14 de junho, respectivamente. Comandando a rodada de discussões, o presidente municipal do PT, Oscar Barreto, destacou a necessidade de reorganização da legenda e pontuou a “revolução” que o partido pretende fazer no Brasil ao abdicar, por exemplo, do financiamento privados das campanhas. 

“O PT, com este quinto congresso, quer reorganizar a plataforma política, mas também quer atualizar a organização interna. Há um consenso no PT de que é preciso se rediscutir uma série de questões, uma delas, já aprovada nacionalmente, é financiamento das campanhas que passará a ser exclusivo de atividades da militância”, frisou o dirigente, pontuando que os métodos para o autofinanciamento petista serão definidos em junho. 

Outro item frisado por Barreto durante o evento foi o Processo de Eleições Diretas (PED), responsável por eleger as direções da legenda. Segundo ele, a conjuntura atual pede uma reavaliação do tema. “Queremos reformular o PED. Alguns mantêm a ideia de eleição direta e outros, como nós, defendemos que a eleição aconteça de forma congressual, como uma maneira mais eficaz para a conjuntura de hoje”, cravou. 

Corroborando Barreto, a presidente do PT em Pernambuco, deputada estadual Teresa Leitão, que participou da abertura do evento, argumentou que o PED tem “contaminado” a estrutura interna da legenda. “A ideia do PED é muito boa, mas está muito contaminada e acirrada. Hoje muitas práticas durante o processo retiram o espírito da democracia dentro do partido e levam a brigas e rachas internos”, observou. De acordo com os dirigentes, o assunto será “amplamente discutido durante o Congresso Nacional”. 

Também neste sábado outras cidades pernambucanas estão finalizando as etapas locais do Congresso do PT. Eventos, nos mesmos moldes deste da capital, estão acontecendo em Petrolina, Olinda e Abreu e Lima.

Recenseamento das filiações

No Recife, o PT tem registrado aproximadamente 60 mil filiados e o número, segundo Oscar Barreto, deve passar por uma atualização após o Congresso Nacional. “Talvez sejamos a agremiação com o maior número de filiados no Recife. Vamos rediscutir inclusive essas filiações e tentar fazer um recenseamento. É um número muito grande de petistas e tem alguns que, há anos, não participam das atividades da legenda”, afirmou. “Vamos fazer primeiro uma limpeza e depois novas campanhas de filiação”, acrescentou. 

| | | Link:
Compartilhar:

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Facebook

Carregando