A presidenta Dilma Rousseff (PT) convocou os líderes dos partidos da base do Governo Federal no Congresso Nacional para tratar de temas da pauta do Executivo e do Legislativo, na noite desta terça-feira (16). Na reunião que será realizada logo mais às 19h30 no Palácio da Alvorada, o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), acredita que a presidenta antecipe a posição do Governo a respeito da proposta aprovada no Congresso que flexibiliza o fator previdenciário.
A matéria aprovada pelos parlamentares estabelece a regra 85/95 para aposentadorias e permite que a mulher se aposente quando a soma de sua idade aos 30 anos de contribuição for de 85 e, no caso do homem, quando a soma da idade a 35 anos de contribuição chegar a 95. "O Governo deve publicar amanhã o veto ou a manutenção da proposta. Creio que a presidenta nos informará hoje sobre o assunto", adiantou Humberto Costa.
O senador elogiou a iniciativa da presidente de se reunir com sua base e vê que o encontro como fundamental para o partido e o Governo traçarem estratégias e fecharem posições sobre projetos de relevância que tramitam na Câmara e no Senado. “No Senado, ainda teremos o início do debate sobre o anteprojeto que diminui a autonomia do Executivo em relação às indicações de diretorias de estatais e a apreciação do relatório final na comissão mista especial da medida provisória que visa moralizar o futebol brasileiro”, lembrou o líder do PT.
Outra expectativa do petista é que a presidenta aborde a questão da maioridade penal, que poderá ser reduzida para 16 anos caso uma proposta que será apreciada inicialmente por deputados seja aprovada no Congresso. Além do encontro de hoje à noite, Rousseff já tinha participado, na manhã dessa segunda-feira (15), da reunião de coordenação política com os seus ministros no Palácio do Planalto.
LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.