Cibelli Pinheiro

Cibelli Pinheiro

Trabalho sem Fronteiras

Perfil: Doutoranda em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho em Portugal com Mestrado em Gestão Empresarial pela UFPB e licenciatura em Comunicação Social - Relações Públicas. Consultora em Comunicação Organizacional e Coordenadora Geral do Núcleo Distrital de Braga da Associação Pessoas@2020 (Portugal). Atualmente realiza um trabalho de apoio aos brasileiros que pretendem morar, trabalhar ou estudar em Braga (www.bebraga.pt)

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A arte de liderar através da confiança (entrevista)

Cibelli Pinheiro, | qua, 02/07/2014 - 17:15
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Na última semana, fui entrevistada por Ana Santiago, especialista em Comunicação e Imagem e responsável pelo Blog http://vipp.blogs.sapo.pt, a quem eu já entrevistei nesta coluna em novembro do ano passado. Na coluna de hoje, reproduzo a entrevista publicada originalmente neste endereço

O exercício da liderança acarreta inúmeros desafios, como sabemos. Cremos, porém, que o desenvolvimento de uma comunicação geradora de confiança seja um dos maiores desafios do líder dos dias de hoje. Mas, como é que se consegue isso? O que é necessário para promover relações baseadas na confiança entre líderes e liderados?

Para responder a estas questões, entrevistamos Cibelli Pinheiro, consultora organizacional na área de comunicação e gestão de pessoas (Brasil-Portugal), investigadora em Comunicação Estratégica e Organizacional pela Universidade do Minho e co-autora do livro 'Você Confia no Seu Líder? - Liderança baseada na Confiança e Confiança baseada na Comunicação'.

Ana Santiago – O que é ser líder e como liderar no mundo atual?

Cibelli Pinheiro – Liderança é um termo amplo, de diversas abordagens e que suscita discussões e entendimentos variados. Creio que é fundamental compreender que ser líder é ser alguém que tem seguidores – e não “subordinados”. Pressupõe a ideia de influenciar, motivar e congregar pessoas.A liderança não pode ser imposta, é um processo relacional, está condicionada às características do líder e dos liderados, bem como ao contexto no qual o exercício da liderança ocorre.

Para liderar na atualidade é preciso entender de “gente”, saber relacionar-se e, principalmente, tratar os diferentes de formas diferentesNão significa somente cuidar do “grupo” de maneira homogénea, mas cuidar de cada indivíduo com toda a sua singularidade, reconhecendo e respeitando as necessidades pessoais e os aspetos que fazem a diferença para cada um. Além disso, o líder deve adotar comportamentos que possam gerar confiança no relacionamento com seus liderados.

AS – Muitos problemas organizacionais são consequência de uma má comunicação entre líder e liderados. De que forma um líder pode promover comunicação eficaz?

CP – A comunicação dos gestores geralmente tem sido baseada em modelos que promovem autoritarismo, distanciamento e centralização, é tida muitas vezes como um meio de controlo, que não permite a participação das pessoas, e consequentemente o envolvimento e comprometimento com a organização. Quando há um modelo de gestão baseado na confiança, em que se estimula a cooperação espontânea, autonomia individual, à criação e inovação, certamente o processo de comunicação é eficaz.

Assim, o líder pode promover uma comunicação geradora de confiança (que considero eficaz), ao adotar comportamentos comunicativos como: a abertura, diálogo, honestidade,  franqueza e transparência. O líder precisa aprender a saber o que dizer, a quem dizer, por que dizer e como dizer.

AS – A relação entre líder e liderados nem sempre é baseada na confiança. Como e quando confiar no líder? E quando se desconfia?

CP – De fato, a confiança não é algo fácil de ser construído entre pessoas que estão em níveis de autoridade diferentes, como ocorre entre líder e liderados no ambiente de trabalho. Atitudes como favoritismo, hipocrisia, humilhação, apropriação de ideias e de realizações alheias, comportamentos antiéticos e falta com o cumprimento de promessas são altamente destrutivas para a confiança e podem causar um dano imediato e irreparável para empresa.

A construção da confiança é um processo gradual, fomentado por experiências positivas, que leva tempo para ser construída e que pode ser facilmente destruída. Nasce, portanto, a partir de comportamentos decentes e prospera na admiração e no respeito que só um líder capaz pode inspirar em seus liderados.

São inúmeras as consequências de uma gestão caracterizada pela desconfiança, como a desmotivação, insatisfação, rivalidade, oportunismo, atritos etc. Para desenvolver relações eficazes e produtivas, é essencial que todos os envolvidos – líder e liderados – reconheçam suas próprias necessidades, forças e fraquezas, de maneira que seja possível estabelecer uma forma de trabalharem juntos, alinhando expectativas e aproveitando as forças de todos, compensando as fraquezas de cada um. 

AS – Como construir uma comunicação baseada na confiança?

CP – As pesquisas demonstram que a maioria dos empregados não acredita que a direção da empresa seja honesta, nem que se comunique honestamente, devido a determinadas atitudes da liderança como: reter informações, ser ambíguo, bajular, não se posicionar, simular, distorcer a comunicação para manipular pensamentos, sentimentos e ações, dentre outras. Portanto, para construir uma comunicação baseada na confiança, torna-se fundamental criar um ambiente favorável que expressem a integridade, a clareza, a transparência e a verdade nas informações e na comunicação com os empregados.

Outro aspeto importante que contribui para esta construção refere-se a coerência entre o discurso e a prática (walk the talk) do gestor, ou seja, a concordância entre o que ele diz e faz, aquilo que prometeu deve cumprir. Quando há incoerência, os liderados não somente desacreditam neles, mas na própria organização. Assim, a maneira como o líder comunica, o seu discurso e o modo como vive, se demonstrar coerência, pode gerar uma comunicação de confiança.

AS – E o que é necessário para construir um ambiente e cultura de confiança nas empresas?

CP – Primeiro o líder terá que abandonar práticas antigas de controlo e comando, e como já dito, desenvolver novos padrões de comportamentos – desde uma comunicação clara, verdadeira e transparente, baseada no diálogo, até o exemplo e coerência entre seu discurso e prática. De maneira resumida, posso destacar e ressaltar algumas práticas de gestores que aprenderam a construir relações de confiança, como por exemplo: manter as pessoas sempre bem informadas, dizer a verdade, manter sua palavra e compromissos, demonstrar previsibilidade e deixar que seus valores e convicções orientem suas decisões.

Para que o líder construa um ambiente e cultura de confiança, é muito simples, é como disse Jack Welch, Ex-CEO da General Electric, quando apresentou o seu conceito de confiança:

“O que é confiar? Eu poderia dar uma definição de dicionário, mas você sabe o que é quando você sente. Confiança acontece quando os líderes são transparentes, sinceros e mantém sua palavra. É simples assim.” 

Livro recomendado: Você Confia no Seu Líder? - Liderança baseada na Confiança e Confiança baseada na Comunicação 

Sinopse: Em um mundo corporativo onde 2/3 dos funcionários pedem demissão de seus chefes e não das empresas em que trabalham, conforme pesquisa do Instituto Gallup, ser um bom líder, que cultiva o respeito mútuo com a sua equipe, é fundamental. Para tanto, Cibelli Pinheiro e Tânia Tourinho, experientes profissionais em RH, atuando há 15 e 27 anos, respetivamente, no mercado, se uniram para elaborar a obra Você confia no seu líder?, publicada pela Qualitymark Editora. O livro é fruto de um trabalho monográfico, onde orientadora e orientanda resolveram sair da superficialidade que envolve este tema, para investigar a fundo quais os elementos essenciais que compõe a relação gestor e subordinado. Elas defendem a importância de se criar uma cultura de confiança na gestão organizacional, deixando no passado o ultrapassado controle centralizador, onde não havia uma comunicação entre a base e o topo da hierarquia empresarial. De acordo com as autoras, hoje um bom líder é aquele que fala a verdade, mantém a coerência entre o que fala e faz, pratica um diálogo claro, sincero e transparente, dentre outros aspetos. Se liderar é, demonstrando humildade e sendo um exemplo, conquistar as pessoas e envolvê-las com motivação e entusiasmo, gestores de qualquer área precisam ficar atentos a essas soluções simples e fundamentais para o sucesso de suas lideranças. Este é um livro para repensar as estratégias e atitudes!

Páginas: 96
Ano: 2012
Editor: Qualitymark
ISBN: 9788541400220

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