Aldo Vilela

Aldo Vilela

Jornalista

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

O grande dia é hoje?

Aldo Vilela, | qua, 24/01/2018 - 11:00
Compartilhar:

O Brasil e o mundo de olho hoje no Rio Grande do Sul e claro parafraseando o réu, nunca antes, na história recente deste país, um sujeito meteu tanto medo no establishment político e econômico do que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Muitos estão contando e tem a esperança de se livrar dele e isso está criando teses e narrativas amarradas ao resultado do julgamento desta quarta-feira que, ao fim e ao cabo, podem passar longe da realidade. Por exemplo, a de que existe uma distância abissal entre uma hipotética condenação por unanimidade, com um 3 x 0, e uma por 2 x 1 – sendo este último resultado apontado por lulistas como uma “vitória”, em tom de prêmio de consolação. Não é bem assim. Vitória é absolvição, possibilidade hoje considerada quase impossível segundo a lenda urbana. A condenação por unanimidade também não terá o efeito de eliminar Lula da que é o outro lado desse raciocínio, e nem impedir que vá empurrando sua candidatura até outubro. É claro que a divergência dos 2 x 1 abre espaço para mais recursos e dá a eles mais tempo de tramitação, então todos de olhos, ouvidos atentos no que pode acontecer logo mais.

E Lula fala...

Um mercado com "yuppies, meninos", uma "elite perversa" e uma "imprensa mentirosa" foram os principais alvos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu discurso na Esquina Democrática, praça em Porto Alegre que sediou um ato em seu desagravo na tarde de ontem.

Gente

Cerca de 70 mil pessoas compareceram naquele que teria sido o maior comício da cidade, realizado no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, segundo a organização.

E ele continua falando

Preciso que o povo participe para que a gente possa recuperar esse país", afirmou o homem que, em 2002, divulgou a Carta ao Povo Brasileiro para apaziguar desconfianças de empresários e investidores com sua chapa presidencial.

Só dá Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que já provou a sua inocência no caso do tríplex do Guarujá. "Não vou falar do meu processo. Não vou falar da Justiça. Primeiro, porque tenho advogados competentes que já provaram minha inocência. Segundo, porque eu acredito que aqueles que vão votar (desembargadores da 8ª Turma do TRF-4) deverão se ater aos autos do processo e não às convicções políticas de cada um", afirmou.

Logo mais

Nesta quarta-feira, o Tribunal Regional da 4ª Região (TRF-4) julgará o primeiro recurso do ex-presidente no processo. Em julho do ano passado, o petista foi condenado a 9 anos e meio de prisão pelo juiz Sérgio Moro por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Medo de perder eleição

Cristiane Brasil (PTB-RJ) tem dito a aliados que está temendo não ser reeleita este ano. Disse que essa novela da sua ida para o Ministério do Trabalho causou-lhe dano eleitoral irreparável. A deputada, que deseja disputar a reeleição, vê o risco de não conseguir ser reconduzida à Câmara.

PTB

A bancada do PTB na Câmara vai pressionar Roberto Jefferson, presidente do partido e pai da deputada, a indicar o nome de Alex Canziani (PTB-PR) para o posto se o Supremo não liberar a nomeação de Brasil até a próxima semana.

Lula e o temor do RS

O temor de que o ex-presidente Lula possa ser preso depois de uma eventual condenação, nesta quarta (24), está baseado no histórico do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), que tem aplicado como decorrência automática a detenção em casos de sentença negativa ao réu.

Algemas nele

O ministro da Justiça, Torquato Jardim, questionou o diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segovia, sobre o uso de algemas no ex-governador Sérgio Cabral quando ele foi transferido do Rio a Curitiba. Ouviu as explicações -mas considera que o caso não está encerrado. Perguntar não ofende, qual problema em usar algemas? Somente bandido pequeno pode usar, ah tá!!

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando