Adriano Oliveira

Adriano Oliveira

Conjuntura e Estratégias

Perfil:Doutor em Ciência Política. Professor da UFPE - Departamento de Ciência Política. Coordenador do Núcleo de Estudos de Estratégias e Política Eleitoral da UFPE.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

PODCAST: O conflito é a melhor estratégia para o presidente Bolsonaro?

Cientista analisa o cenário político brasileiro

Adriano Oliveira, | seg, 20/04/2020 - 09:56
Compartilhar:

No podcast desta segunda (20), o cientista político Adriano Oliveira avalia as ações que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) teve no último final de semana, quando, no sábado, se posicionou contrário ao STF; e, no domingo, participou de um protesto em que se pedia intervenção militar, a volta do AI-5, além da negação ao STF e ao Congresso Nacional. Durante o seu discurso no protesto, inclusive, Bolsonaro bradou que não quer fazer qualquer tipo de acordo, sem deixar claro ao que especificamente fazia relação, dando a entender que não está aberto a diálogo.

Adriano não vê essas atitudes com surpresa, uma vez que já avaliou em podcast e artigo passados a preferência de Bolsonaro pelo caos. Com o caos, os erros do governo dele seriam encobertos e ele seria visto como uma liderança no meio do conflito. Para o cientista, o que Bolsonaro quer é um exercício de poder ilimitado, sem diálogo com as outras instituições da sociedade - por isso a participação dele em um ato que pede um novo golpe militar.

Frente a toda essa situação, Adriano questiona: qual a posição dos militares? Militares esses que apoiaram a eleição do presidente e tem muitos cargos em seu governo. Eles apoiam a defesa de um golpe? São favoráveis aos pedidos de volta do AI-5? São contrários ao STF e ao Congresso Nacional? Ou acreditam que o trabalho dos governadores é o mais assertivo perante toda a crise gerada pelo novo coronavírus? De qualquer forma, o país se encontra em uma confusão, sem um norte para o enfrentamento da Covid-19.

O podcast de Adriano Oliveira tem duas edições, nas segundas e nas sextas-feiras. Além disso, também é apresentado em formato de vídeo, toda terça-feira, a partir das 15h, na fanpage do LeiaJá.

Confira mais uma análise a seguir:

 

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando