Se você for capacitado, robôs não te deixarão desempregado

Pesquisa diz que 96% das pessoas que serão substituídas por novas tecnologias até 2026 nos EUA terão novas oportunidades de trabalho

por Nathália Guimarães | sab, 03/02/2018 - 11:40
Compartilhar:

 

A tecnologia eliminará milhões de empregos, mas os trabalhadores substituídos por robôs serão facilmente realocados no mercado após passarem por uma capacitação - muitas vezes em posições mais bem pagas. É o que indica uma pesquisa divulgada no Fórum Econômico Mundial (FEM), realizada em conjunto com o Boston Consulting Group.

O relatório diz que 96% das 1,4 milhões de pessoas que serão substituídas por novas tecnologias até 2026 nos EUA terão novas oportunidades de trabalho - geralmente em melhores posições. No entanto, esses trabalhadores precisarão passar por um programa de habilitação.

Eles terão que passar por uma mudança de carreira completa, o que exige aprender novas habilidades. Sem a reciclagem, apenas 2% dos trabalhadores teriam uma boa oportunidade de conseguir melhores empregos - e 16% não teria nenhuma chance, de acordo com o relatório.

"O único fator limitante em um mundo de oportunidades para as pessoas é a vontade dos líderes de fazer investimentos na reconfiguração que irá colocar os trabalhadores em novos empregos", disse o fundador do FEM, Klaus Schwab. De acordo com o relatório, 12,4 milhões de novos empregos serão criados nos EUA até 2026, embora 1,4 milhões sejam perdidos para a tecnologia.

LeiaJá também

--> Robô é demitido após irritar clientes em supermercado

| | | Link:
Compartilhar:

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Facebook

Carregando